Enfermeiro Vilmar apresenta sugestões para diminuir espera por consultas com especialistas

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
13/11/2014 - Nesta semana, 94 indicações e pedidos de providências fizeram parte do expediente. Uma dessas indicações é de Enfermeiro Vilmar (PR), que sugere ao Executivo a elaboração de um projeto de lei para credenciamento de médicos especialistas, clínicas de especialidades e empresas e profissionais que realizam serviços de exames de diagnósticos para atendimento público e gratuito por meio de contratação da Prefeitura.

No projeto, o vereador sugere que o pagamento por esse serviço poderá ser deduzido no Imposto de Renda e o restante pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo deverá ser feito por meio de edital de licitação. Segundo o vereador, essa seria uma forma de solucionar o problema de falta de especialistas nos hospitais e também diminuiria as filas de espera.

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Casa, composta pelos vereadores  Antonio Lucas (PDT), Jorge Tatsch (PPS) e Gerson Peteffi (PSDB), solicitou a revisão da situação de permissão de estacionamento em ambas as margens da rua Alícia Müller, no bairro Canudos.

O vereador Jorge Tatsch (PPS) apresentou diversos pedidos de providências, como operação tapa-buracos nas avenidas Nicolau Becker, Primeiro de Março e Júlio de Castilhos. O parlamentar também pede o conserto do corrimão da passarela para pedestres da rua Presidente Neves e repintura da faixa de segurança da Av. Alcântara. Antonio Lucas (PDT) sugere a colocação de uma sinaleira na rua Domingos de Almeida esquina com a João Antônio da Silveira, no bairro Centro. Cristiano Coller (PDT) pede conserto de buracos na rua Humberto de Campos e poda de árvores na rua José de Alencar.

Roger Corrêa (PCdoB) pede melhorias no banheiro feminino da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Liberdade e também que seja feita, com urgência, a pavimentação asfáltica da rua Ernesto dos Santos Leal. Segundo Patricia Beck (PTB), é preciso colocar barreiras que impeçam a entrada e o fluxo de veículos na Pista de Eventos. A vereadora também solicita a poda de arbustos do canteiro central, no encontro das avenidas Primeiro de Março e Nações Unidas, e operação tapa-buracos na rua Campinas.

Gilberto Koch – Betinho (PT), que se despediu da vereança nesta semana, solicitou  notificação do proprietário do terreno localizado na rua do Bosque, no bairro Boa Saúde. Do mesmo partido, Luiz Fernando Farias aponta a necessidade de repintar duas faixas de segurança, uma na rua do Expedicionário e outra na Onze de Junho. Farias também solicitou que sejam recolhidos galhos na Barão de Gravataí.


Professor Issur Koch (PP) solicita colocação de lixeiras na Praça Quinze de Novembro, operação tapa-buracos em diversos pontos da Demétrio Ribeiro, na rua Agudo e na São Carlos. Gerson Peteffi (PSDB) pede asfaltamento da rua Lorena, no bairro Primavera. Sergio Hanich (PMDB) indica que é preciso podar os arbustos do passeio público da rua Blumenau e intimar o proprietário do terreno da mesma rua, para realizar a limpeza do local.

Por fim, Inspetor Luz apresentou diversas demandas, como a revitalização da praça na rua Travessão, melhorias na iluminação da rua Nilo Peçanha e capina e limpeza em toda extensão da rua Joaquim José da Silva Xavier.


O que são indicações e pedidos de providências?


De acordo com a Constituição Federal, os legisladores não podem apresentar projetos de lei que impliquem custos para o Poder Executivo. Por isso, quando têm alguma ideia para melhorar a cidade – mas que não pode ser apresentada em forma de projeto –, eles fazem uma indicação, ou seja, uma sugestão para a Prefeitura. Além disso, está entre as obrigações dos vereadores cobrar ações como a troca de lâmpadas nos postes e a pavimentação de ruas. Como estão perto de seus eleitores, sabem quais os problemas que enfrentam e quais suas reivindicações.