Empresas receberão até R$ 1,72 milhão para participar de feiras calçadistas

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
30/04/2013 – Na sessão desta terça-feira, 30, os vereadores aprovaram em primeiro turno o Projeto de Lei nº 23/2013, do Executivo, que autoriza a Prefeitura a conceder auxilio financeiro para a participação de empresas locais em diversas feiras calçadistas. O presidente, Antonio Lucas (PDT), lembrou que o estande coletivo nas feiras é uma conquista da Câmara.

De acordo com a justificativa enviada à Câmara, as feiras calçadistas atraem empresários e compradores oriundos de todas as partes do mundo. Enquanto inúmeras empresas de grande porte possuem estrutura financeira para o custeio das participações nesses eventos, as micro e pequenas, além daquelas de médio porte, carecem de recursos para divulgar seus produtos. Por isso, a administração municipal busca oportunizar tal participação aos interessados, mediante o custeio de locação e montagem de estande coletivo da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

Feiras

As feiras contempladas pelo projeto são: Francal, de 9 a 12 de julho no Centro de Exposição Anhambi, em São Paulo/SP; Sicc, de 27 a 29 de maio, e Zero Grau, de 18 a 20 de novembro no Serra Park, em Gramado; Ficann, de 24 a 26 de setembro no Centro de Eventos Ceará, em Fortaleza/CE; e Couromoda, de 13 a 16 de janeiro de 2014 no Centro de Exposições Anhambi, também em São Paulo/SP.

Requisitos

De acordo com a proposta, serão selecionadas para utilizar os espaços locados pelo Município para o Estande Coletivo da Prefeitura de Novo Hamburgo, as empresas locais que participarem do Edital de Seleção e preencherem os seguintes requisitos: estejam regularmente constituídas e autorizadas a funcionar, na forma da lei; estejam em atividade há mais de 12 meses na data da publicação desta lei; e se dediquem à produção de calçados, bolsas, cintos, carteira e malas.

Contrapartida

As empresas selecionadas serão obrigadas a divulgar informações sobre Novo Hamburgo durante o evento, como o parque fabril local, espécies de produtos produzidos, mão de obra disponível, setor logístico, níveis de escolarização da população e programas públicos municipais de incentivos a geração de empregos e renda; apresentar, no prazo máximo de 60 dias contados do encerramento de cada evento, relatório sobre as atividades desenvolvidas, contemplando ocorrências durante o evento e resultados obtidos; participar dos cursos de aperfeiçoamento promovidos pela Sedetur, Sebrae e/ou Feevale.

Justificativas de votos

Issur Koch (PP) apontou que votará contra os próximos projetos de concessão de verbas, em protesto contra o tratamento dispensado aos professores. Gilberto Koch (PT) lembrou que o calçado ainda é muito importante para a comunidade hamburguense. Raul Cassel (PMDB) pediu que sejam disponibilizadas oportunidades iguais a todos os produtores na disputa por esses espaços.