Em vista projeto que obriga apresentação do selo do Inmetro para abastecimento com GNV

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
16/11/2016 – Em vista por 15 dias, a pedido de Antonio Lucas (PDT), o Projeto de Lei nº 89/2015, de Professor Issur Koch (PP) e do suplente Luiz Fernando Farias (PT), que obriga a apresentação do Selo Gás Natural Veicular emitido pelo Inmetro dentro da validade no ato do abastecimento em postos de combustível. A proposta estava na pauta desta segunda-feira, 16, para apreciação em primeiro turno.

Na justificativa, o autor aponta que o selo do Inmetro atesta sobre a qualidade e segurança da instalação dos sistemas de GNV, sobre a emissão de poluentes, a validade da requalificação dos cilindros, e itens de segurança dos veículos. Ele frisa que a frota com sistemas de GNV para uso desse combustível em circulação ultrapassa, segundo estimativas de mercado, a 1.500.000 veículos automotores. E, desde o início da comercialização desse combustível em 1991, aconteceram acidentes com mais de quinze vítimas fatais, em todos os casos por adulteração dos cilindros de abastecimentos embarcados nos veículos.

Da tribuna, Issur destacou que essa proposta tem como objetivo principal preservar a vida dos frentistas.

Saiba mais

O selo GNV é um instrumento importante no controle estatístico dos veículos que possuem o sistema GNV instalado, além de orientar equipes de salvamento (Defesa Civil, Bombeiros, etc.) sobre a existência desse outro combustível.

Veículos convertidos para gás natural não devem ser tratados com extintores de água, pois a água pode resfriar rapidamente o cilindro, danificando o seu material e aumentando o risco de explosões. Este selo deve ser portado pelo proprietário ou condutor, podendo o mesmo fixá-lo no para-brisa do veículo, de forma a ser visualizado em ambos os lados.

A validade do selo é a mesma do Certificado de Segurança Veicular, 01 (um) ano, devendo ser substituído a cada inspeção periódica de segurança veicular. O usuário paga pela inspeção e automaticamente recebe também o selo.

(Com informações do site: http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/faqs.asp#gasnatural)

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

 

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh