- Eleições pautaram falas nesta terça

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
09/10/2012 - Vereadores agradeceram os votos recebidos no domingo

O resultado das eleições de domingo, dia 7, foi os tema das falas dos vereadores na sessão desta terça-feira, 9. O atual líder do governo, Matias Martins (PT), agradeceu aos cidadãos que confiaram seu voto a ele. “Independentemente da reeleição, a responsabilidade de quem tem cargo público é trabalhar para a comunidade até o último dia do mandato. Não consegui a reeleição, mas estou feliz por conseguirmos manter uma proposta de governo”, disse – salientando que, no ano que vem, voltará à Prefeitura, onde é servidor concursado. 

 

Sergio Hanich (PMDB), que também se reelegeu, agradeceu aos eleitores e ao vereador Jesus (PTB) – que não concorreu e apoiou a sua candidatura. Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) agradeceu a todos os que o apoiaram – e lembrou que todos os cidadãos tem acesso aos vereadores para levar reclamações e sugestões para a cidade.

 

Vladi Lourenço (PP) agradeceu a todos os que votaram nele. “Fiquei novamente de suplente, mas meu gabinete segue aberto até o final deste mandato.” Anita Lucas de Oliveira (PT), que também não voltará à Casa na próxima legislatura, agradeceu a todos os que votaram nela – e aos cidadãos que debateram ideias e propostas ao longo da campanha. Assim como Matias, Anita também celebrou a continuidade de um projeto de governo. 

 

Carmen Ries (PT) também agradeceu a todos os seus apoiadores e destacou a responsabilidade de quem ficará na Casa e dos novos integrantes do Legislativo. “Os vereadores mais antigos deverão ajudar os novos, assim como eu recebi quando entrei aqui.” Ela também apontou que todos os candidatos foram vitoriosos nessa eleição, pois todos puderam apresentar suas propostas. “Eu não perdi nem não ganhei – eu fiz o meu trabalho.” 

 

Gerson Peteffi (PSDB), que retornará à Câmara no próximo ano, falou sobre a dificuldade de se entrar na política devido à incompreensão dos cidadãos. “Isso afasta muitas pessoas.” Ele agradeceu a todos os seus eleitores e lamentou que alguns dos candidatos mais bem votados, como Vladi Lourenço, Luiz Carlos Schenlrte e Ricardo Ritter – Ica, não tenham se elegido devido ao quociente eleitoral. “Essa lei deveria ser alterada, não é justo.”

 

Jesus Maciel (PTB) disse acreditar que as pessoas estão mais politizadas, e chamou a atenção para o grande número de jovens eleitos para representar a população de Novo Hamburgo na Câmara. “Aos que vão assumir, tenham personalidade e guarra.”

 

O presidente da Casa, Gilberto Koch (PT), cumprimentou a todos os que se reelegeram, e lamentou alguns excessos que ocorreram durante a campanha. “Agradeço a maus apoiadores. Gostaria de voltar, mas acho que vamos estar bem representados pelos que foram eleitos.” Ele lembrou diversas conquistas de seu mandato, como a estação de trensurb Industrial/Liberdade.

 

Antonio Lucas (PDT), que foi o mais votado nas eleições de domingo, lamentou pelos amigos que não conquistaram uma vaga. “A renovação acontece. Todos os vereadores são vencedores, pelo trabalho que realizaram ao longo destes quatro anos.”