Educação e saúde são temas destacados em sessão comunitária
Demandas
A diretora da Marta Wartemberg, Gisele Gomes, solicitou uma atenção especial para a escola. Representantes dos alunos apontaram a necessidade de uma pista de atletismo, pois muitos jovens dedicam-se a essa modalidade, sendo que alguns até já competiram no exterior. Já a diretora da Tancredo Neves, Suziane Wilbert, pediu a reforma do refeitório daquela instituição.
O líder comunitário Pedrinho Oliveira falou, entre outras coisas, sobre a importância de se disponibilizar mais creches em turno integral. A diretora da Antonio Conselheiro, Angela Büttenbender, disse que professores e alunos reivindicam desde 2007 a cobertura da quadra esportiva.
Luis Pereira declarou que postos de saúde do bairro estão congestionados. Loreno Ferreira, reclamou do atendimento no posto da Iguaçu. Segundo ele, a sua irmã, idosa, foi humilhada na busca por atendimento. Melhorias na saúde também foi um pedido do líder comunitário João Camargo. Nadir Azevedo citou que tem um esgoto a céu aberto em frente à sua casa.
Falas dos vereadores
Vilmar ponderou que, apesar de algumas conquistas na saúde, vivemos uma crise no País. Segundo Naasom, é importante manter a esperança, pois muitas coisas boas seguem sendo feitas. Serjão disse que a população segue pagando seus impostos, por isso a qualidade do serviço público não pode cair.
Falas dos secretários
O secretário especial de Gabinete, Gilmar Valadares, salientou a importância da participação política; e o secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco, que é necessário oferecer recursos mas, também, formação. De acordo com Carlos Fink, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura está trabalhando para a criação de um distrito industrial em Canudos.
O secretário de Saúde, Rodrigo Lima, disse que Novo Hamburgo tem sido protagonista na região por melhorar e ampliar a rede de atendimento. A secretária de Educação, Cristiane Costa, destacou que estão sendo criadas novas escolas de educação infantil. Ela também salientou que foram criados vários novos refeitórios e que há uma quadra disponível nas proximidades.
O diretor de Habitação, Jairo Peralta, e o secretário de Obras, Saulo de Souza, destacaram alguns investimentos que devem amenizar os problemas de enchentes do bairro.
Sessões Comunitárias
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as sessões comunitárias, ou seja, em bairros e vilas da cidade, podem ocorrer nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 19 horas. Sua realização fica condicionada à existência de pedidos formulados por associações de bairros ou outras entidades.
O objetivo das sessões comunitárias é tratar de assuntos de relevância e reivindicações da comunidade. Nessas sessões, há um espaço para que os líderes das comunidades exponham suas reivindicações. Havendo mais de um pedido para a mesma data, a preferência é para o que chegou à Casa primeiro.