- Doações ao Fundo da Criança descontadas do IR
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Associação dos Contadores e Contabilistas de Novo Hamburgo e da Receita Federal participaram da sessão desta quinta-feira, 1°, a convite de Raul Cassel (PMDB). Eles falaram sobre doações ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo dedutíveis do imposto de renda.
Noeli Roth, presidente do CMDCA, explicou que o fundo é formado por doações e fiscalizado pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público. A verba arrecadada é investida em entidades cadastradas que atuam com crianças e adolescentes da cidade. Ela entregou para o presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP), uma camiseta da campanha "O Leão pode dar uma super mão para as crianças de Novo Hamburgo", lançada com o objetivo de incentivar a ajuda através do Imposto de Renda.
André Luiz Dezan, da Receita Federal, destacou que podem doar tanto pessoas físicas (6% do valor devido) como jurídicas (1% do valor devido). Segundo ele, essa quantia pode ser depositada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo e descontada da declaração do imposto de renda através da apresentação de um recibo. Mesmo quem tem imposto a restituir pode participar. "Mas, para fazer uso da lei, é necessário que a declaração seja feita no formulário completo", disse.
Liliana Ramos, presidente da Associação dos Contadores e Contabilistas de Novo Hamburgo, disse que os profissionais dessa área podem ajudar pessoas e empresas que querem ajudar os outros cidadãos dessa forma. "Através dessa doação, os recursos ficam aqui. Caso contrário, vão para a União e devem ser buscado novamente."
Informações: 3527-1883 ou cmdca@redecrianca.org.br
1/12/11
Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr
Assista à TV Câmara no YouTube
Siga a Câmara no Twitter – @camaranh
envie por e-mail