Divulgados os vencedores do Prêmio Sebastião Flores

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
25/10/2013 - A comissão julgadora do Prêmio Sebastião Flores se reuniu na manhã desta sexta-feira, 25, com algumas personalidades agraciadas e divulgou para a imprensa os nomes dos selecionados. No último dia 18, o grupo definiu os sete escolhidos para receber a homenagem: Preservação e Memória – Memorial Sebastião Flores – Pai da Protegidos; Educação – Maria Ester Martins do Nascimento; Ação Social – Nelci Viera da Silva; Cultura – Carlos Alberto de Oliveira – Carlão; Trabalho - Jair Xavier dos Santos; Esporte – Itamar Maia da Silva; e Personalidade Negra – Mauro José da Silva. A entrega da premiação será realizada em sessão solene no dia 19 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal.

O vereador Gilberto Koch – Betinho (PT), autor do Projeto de Decreto Legislativo que originou o prêmio, ressaltou que Sebastião Flores prezava a cidadania e a formação do caráter, tanto na comunidade quanto na Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel. César Ribeiro, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, agradeceu a oportunidade de fazer parte da comissão. Eduardo Tamborero, representante da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial, disse que é um sonho realizado ver uma ideia que surgiu em parceria com o vereador Betinho se tornar realidade. Ele lembrou que na época em que Sebastião criou a escola de samba era muito difícil ser negro e manter uma agremiação. “Por isso a homenagem é mais do que merecida.” Will Ferraz, chefe de gabinete de Betinho, lembrou que o objetivo principal é dar continuidade ao trabalho dessas pessoas.

Agraciados

O ex-atleta Itamar Maia da Silva, vencedor da categoria Esporte, recebeu a escolha de seu nome com grande emoção. “Eu faço um trabalho há mais de 15 anos na comunidade. Quando a gente é reconhecido, só pensa em dar continuidade. Porque eu estou aqui para formar cidadãos”. Lana Flores, filha de Sebastião Flores, falou em nome do Memorial Protegidos: “esse prêmio é importante para a história do negro em Novo Hamburgo”. Ela destacou que para aqueles que integram a Protegidos da Princesa Isabel é um grande prazer e emoção ver um projeto que seu pai sempre idealizou ser contemplado. “O prêmio é uma maneira de reconhecer quem fez pela história do negro em nossa cidade. Depois que ele morreu, nós estamos dando continuidade à preservação da memória da escola”. 

Participaram também do encontro desta sexta-feira Maria Ester Martins do Nascimento, agraciada na categoria Educação, e Mauro José da Silva, da categoria Personalidade.

Comissão

A comissão foi integrada pelo autor do projeto, Betinho Koch, seu chefe de gabinete, Will Ferraz, secretário de cultura, Carlinhos Mossmann, titular da Coordenadoria de Politicas Públicas de Promoção de Igualdade social, Eduardo Tamborero, representante da Secretaria de Educação, Leira Salete Teixeira de Souza, e representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, César Ribeiro.