Diretor da Associação Criança Feliz destaca importância de se combater alienação parental

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
25/04/2013 - O diretor da Associação Brasileira Criança Feliz em Novo Hamburgo, Fernando Marco, falou na sessão de hoje sobre o Dia Internacional de Combate à Alienação Parental. Ele destacou que, ano passado, o então presidente, Gilberto Koch (PT), aceitou a sugestão a associação e apresentou um projeto de lei instituindo o dia municipal contra a prática. “É de extrema importância, pois hoje temos um novo modelos de família, e muitas vezes a vingança é utilizada como instrumento de vingança contra o ex-cônjuge.”

O termo “alienação parental” foi criado por um psicólogo, explicou Marco, salientando já existirem leis sobre o tema, como a Lei Federal nº 12.318/2010. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente reitera a obrigação de se cuidar dos jovens cidadãos. Ele ponderou que muitos problemas, como a drogadição, podem ter origem na falta de convívio familiar. E que o problema é bastante complexo, pois muitos homens também não assumem o papel de pai.

Betinho, Naasom Luciano (PT) e Inspetor Luz (PMDB) ressaltaram a importância de se dar visibilidade ao problema. Roger Corrêa (PCdoB) lembrou também da lei contra abandono afetivo, tema relacionado ao da alienação parental.