Coordenador do curso de Quiropraxia fala sobre a profissão

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h00
12/05/2014 – A convite de Professor Issur Koch (PP), o coordenador do curso de Quiropraxia da Feevale, Marcelo Machado de Oliveira, participou da sessão desta segunda-feira, 12, para falar sobre a profissão. Issur explicou que a rede municipal de saúde hoje conta com três profissionais na área. “A profissão é confundida com outras terapias, mas é uma ciência muito séria e merece nossa atenção. Temos um dos melhores cursos aqui em nossa cidade”, frisou o vereador.

Oliveira destacou a Quiropraxia é uma profissão que requer profundo conhecimento da coluna vertebral e utiliza diversas técnicas. É indicada para quem apresenta uma série de dores. O professor apontou ainda que a Feevale é pioneira na América Latina ao oferecer o curso de Quiropraxia. A técnica, surgida nos Estados Unidos no século 19, faz parte de todos os planos de saúde daquele país. “No Canadá, faz parte da rede de saúde pública.” Porém, no Brasil ainda se  aguarda o reconhecimento da profissão. 

Issur perguntou até que ponto a quiropraxia pode tirar pacientes da lista de espera para uma cirurgia. Oliveira disse que o número de casos assim é grande. Raul Cassel (PMDB), que é médico, afirmou concordar com a fala do professor. “É uma grande contribuição para a área da saúde, e deve ser mais divulgada.” 

O presidente Naasom Luciano (PT) e Roger Corrêa (PCdoB) também destacaram a importância do profissional da Quiropraxia para a sociedade.