Convidados falam sobre o trabalho realizado pelo Observatório da Segurança Cidadã

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
21/11/2016 – Convidados por Enio Brizola (PT), integrantes da equipe responsável pelo Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo participaram da sessão desta segunda-feira, 21, para apresentar os resultados alcançados após cerca de um ano trabalho. O secretário municipal de Segurança Pública, Felipe Nunes, frisou que a prevenção é um dos pilares do combate à violência – e que isso não pode ser feito sem pesquisa. “Se não, é no ‘achômetro’.” Ele apontou ainda que tramita um projeto de lei que torna o observatório uma política pública da cidade. “Conquistamos o primeiro prêmio nacional de prevenção de violência nas escolas”, destacou a diretora da Guarda Municipal, Loreni Pereira.

Eduardo Pazinato, coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da Facultada de Direito de Santa Maria (Fadisma) – entidade que venceu o processo licitatório para implantar o observatório em Novo Hamburgo –, explicou que o observatório é um centro de pesquisa voltado a mapear as violências e os índices de crimes praticados na cidade. O objetivo é estruturar um sistema online georreferenciado de monitoramento e avaliação.

Pazinato afirmou que os trabalhos já apresentam resultados: no primeiro semestre deste ano, disse, a cidade teve uma redução de 37% nos homicídios em relação ao ano anterior – e de 100% nos latrocínios. Esses números revelam que Novo Hamburgo está se diferenciando de outros municípios da região, ponderou. “Saímos de 5º para 10º lugar no ranking de homicídios do Estado.”

Por outro lado, em 2016 houve um aumento no número de roubos de veículos. Dados sobre esse problema, e também sobre vitimização e violência escolar, entre outros, estão sendo levantados e utilizados para direcionar as ações do poder público, prosseguiu Pazinato.

Naasom Luciano (PT) perguntou se o trabalho não corre riscos de extinção com a troca de administração. Pazinato frisou que o observatório não é uma ação partidária, mas técnica. Patrícia Beck (PPS) quis saber mais informações sobre como os trabalhos estão sendo custeados. Enio Brizola (PT) sugeriu que fosse feito um requerimento para tratar desse tema.

Saiba mais

O observatório vem sendo estruturado por equipe de servidores de carreira de Novo Hamburgo e por pesquisadores do Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria (Nusec/Fadisma) desde agosto de 2015, por iniciativa da Prefeitura Municipal, com o apoio técnico e financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no bojo do Programa Municipal de Desenvolvimento Integrado. Outras informações podem ser acessadas aqui.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh