Conselho de Políticas Culturais manifesta preocupação com cortes para o setor

por jaimefreitas — última modificação 16/10/2020 20h00
14/12/2016 - O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Novo Hamburgo, Henrique Schneider, ocupou a Tribuna Popular para manifestar contrariedade com a possibilidade de retirada de R$ 490.000,00 de rubrica no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), constante em emenda de suplementação de recursos à Câmara Municipal, proposta pela Mesa Diretora da Casa.

"É necessário que se considere que o investimento em políticas públicas de cultura não é secundário, ao contrário, é essencial. Cada real investido nessa área retorna multiplicado à cidade, tanto direta como indiretamente. Diretamente, na geração da economia da cultura. Indiretamente, porque investir em cultura é investir em educação, saúde e segurança", defende Schneider.

A Câmara Municipal aprovou neste ano o Plano Municipal de Cultura, que prevê o direcionamento crescente de investimentos na Cultura, com projeção de que a Secult, no prazo de dez anos, esteja recebendo 2,5% do Orçamento Municipal de Novo Hamburgo. Schneider preocupa-se com a diminuição das verbas ao setor. Ele entregou um ofício a todos os vereadores, pedindo que os parlamentares votem contra à emenda.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Novo Hamburgo (CMPC) conta com a participação de integrantes do Poder Público e da Sociedade Civil que elabora, executa e fiscaliza as ações de políticas públicas culturais da nossa cidade.  Em Novo Hamburgo ele é consultivo e deliberativo. Entre as atribuições do conselho está a fiscalização das atividades da Secretaria Municipal de Cultura e entidades culturais ligadas à prefeitura; administração do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), elaboração de projetos, editais e convênios culturais. 


Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh