Conheça os projetos que estão tramitando na Câmara
Projeto de Lei nº 52/2013 - Reconhece a utilidade pública da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo – CDL/NH. Esse reconhecimento permite que as entidades recebam verbas públicas, caso apresentem projetos nesse sentido.
Autor: Mesa Diretora (Antonio Lucas – PDT/presidente, Naasom Luciano – PT/vice-presidente, Gerson Peteffi – PSDB/1º secretário e Patrícia Beck – PTB/2ª secretária).
Projeto de Lei nº 53/2013 - Cria o Programa Municipal de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens (PMPE). De acordo com a proposta, o programa será voltado a cidadãos com idade de 16 a 24 anos em situação de desemprego involuntário.
Autor: Naasom Luciano (PT).
Projeto de Lei nº 54/2013 - Abre crédito adicional especial no valor de R$ 180 mil. Essa verba foi arrecadada através do leilão de bens inservíveis realizado pela Comusa, e será investida na própria autarquia.
Autor: Executivo.
Projeto
de Lei nº 55/2013 - Autoriza o reparcelamento de débitos
assistenciais de que tratam as Leis Municipais nº 2.083/2009, nº
1.735/2007, nº 1.543/2007. O Município tem uma dívida com o Ipasem
Assistência, e esta proposta busca ampliar o número de parcelas do
pagamento, de acordo com a legislação federal.
Autor:
Executivo.
Projeto
de Lei nº 56/2013 - Autoriza o reparcelamento de débitos
previdenciários referentes ao período de janeiro, fevereiro e março
de 2013. O Município tem uma dívida com o Ipasem Previdência, e
esta proposta busca ampliar o número de parcelas do pagamento, de
acordo com a legislação federal.
Autor: Executivo.
Projeto
de Lei nº 57/2013 - Reconhece a utilidade pública da Sociedade
Ginástica de Novo Hamburgo. Esse reconhecimento permite que as
entidades recebam verbas públicas, caso apresentem projetos nesse
sentido.
Autor: Raul Cassel (PMDB).
Projeto de Lei nº 59/2013 - Denomina Unidade de Saúde da Família Tia Lia a USF da Vila Kroeff, no Bairro Santo Afonso. O objetivo da proposta é homenagear uma das fundadoras da Vila Kroeff. Autor: Cristiano Coller (PDT).
Projeto de Lei nº PL 60/2013 - Autoriza a revisão geral anual da contraprestação pecuniária dos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas, e dá outras providências. A revisão geral anual é equivalente à variação percentual acumulada do INPC/IBGE verificada até o mês de março de 2013: 7,22%.
Autor: Executivo.
Projeto
de Lei nº PL 61/2013 - Dispõe sobre reajustamento dos
vencimentos dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder
Legislativo. A revisão geral anual é equivalente à variação
percentual acumulada do INPC/IBGE verificada até o mês de março de
2013: 7,22%.
Autor: Mesa da Câmara Municipal.
Projeto de Lei nº 62/2013 – Obriga os pontos comerciais que vendam, a varejo, produtos que contenham embalagens, a oferecer urnas ao lado dos caixas para destinação das embalagens que o cliente não deseje levar. O objetivo é facilitar a separação do lixo e ainda permitir que o cliente carregue menos volume para sua residência.
Autor: Raul Cassel (PMDB).
Moção nº 6/2013 - Manifesta apelo pela implantação do Curso de Formação de Soldados em Novo Hamburgo e em outras cidades da Região do Vale do Sinos. O documento deverá ser enviado ao secretário de Segurança Pública do Estado, ao prefeito, Luis Lauermann, e ao secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.
Autor: Patrícia Beck (PTB).
Projeto de Resolução nº 3/2013 - Dá nova redação ao anexo II da Resolução nº 12/2012, que alterou o anexo II da Resolução nº 7/2012. Essas duas leis tratam da entrega de bens inservíveis ao Poder Executivo Municipal, e a resolução busca corrigir problemas na lista de bens.
Autor: Mesa da Câmara Municipal
Veto parcial ao Projeto de Lei nº 6/2013, que cria cargos no quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal. De acordo com o veto, o cargo de assistente administrativo em discrepância com os vencimentos pagos pelo Poder Executivo, e a Constituição determina que os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
Autor: Executivo.
Como é a tramitação de um projeto?
Quando um projeto é protocolado na Câmara, seja por um vereadores ou pelo Poder Executivo, vai diretamente para Expediente, para ser lido durante a sessão e, assim, tornar-se público. Então, segue para a Coordenadoria Legislativa. Se tudo estiver correto e não faltar nenhum documento (caso seja necessário), a proposta é encaminhado para as comissões pertinentes.
Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição e Justiça. As que tratam de escolas, por exemplo, também devem passar pela Comissão de Educação. Ao todo, são oito comissões permanentes na casa, formadas por três vereadores cada: Constituição, Justiça e Redação; Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento; Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; Obras e Serviços Públicos; Saúde; e Segurança Pública.
São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.
Acompanhe a tramitação por e-mail
Quem tem interesse em acompanhar algum projeto que esteja em tramitação pode se cadastrar para receber informações pela internet. Basta entrar no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (http://sapl.camaranh.rs.gov.br/sapl), buscar pela proposta no link “matérias Legislativas” e cadastrar seu e-mail em “Acompanhar matéria”.
E depois de aprovado, como o projeto vira lei?
Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.
Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (rejeitado) pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.
* Todas as matérias em tramitação e todas as leis do Município podem ser consultadas no site http://sapl.camaranh.rs.gov.br/sapl