Comunidade Terapêutica Renascer é homenageada em sessão solene
“Aprendi que a luta contra a droga, o álcool e os vícios químicos é secundária no contexto de quem sofre com isso”, ponderou Fufa. Por isso, segundo ele, a instituição tem como foco de trabalho melhorar as pessoas. “Fui salvo por uma tonelada de amor que recebi, um amor carregado, o tempo todo, de aprendizado.”
A diretora e fundadora Isolde Sprandel da Silveira disse que muito da beleza da vida está nas pessoas que se importam. “A melhor maneira de ser feliz é fazendo outras pessoas felizes.” Ela explicou que o programa está fundado em três princípios básicos: espiritualidade, disciplina e trabalho. “A espiritualidade é compreendida como valores, valores fundamentais da vida, onde o ser prevalece ao ter.”
Enio Brizola (PT) ponderou que o problema que pode atingir todas as famílias, independente da classe. Ele contou que um de seus irmãos, infelizmente, não quis ser ajudado e acabou desistindo de viver. “Mas saber que a comunidade cuidou do Fufa é saber que cuidou de todos nós.”
Ivander da Silveira, também fundador da instituição, falou sobre o apoio de diversas pessoas ao longo dessas duas décadas. “Que essa homenagem seja para a grande e querida família Renascer.”
O presidente da Renascer e pai do vereador proponente, Cláudio Renato de Azevedo, conta que a proposta da entidade o ajudou dar um novo significado à sua vida e ao seu modelo de família. “O nosso modelo de família é o da solidariedade, e do amor.” Também acrescentou que este tipo de empreendimento merece investimento pois traz dividendos para a sociedade em forma de vida.
Por fim, Fufa disse que Novo Hamburgo implementou a primeira política pública municipal sobre drogas do Brasil.