Comunidade pede apoio do Legislativo para interromper obra no antigo estádio Santa Rosa

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
10/01/2017 - A presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Patricia Beck (PPS), recebeu na tarde desta terça-feira, 10, uma comitiva de 14 moradores dos bairros Vila Rosa e Rio Branco que busca o apoio do Legislativo para interromper as obras na área do antigo estádio Santa Rosa. Segundo o grupo, a construção de cinco torres, com cerca de 660 apartamentos, pela empresa MRV Engenharia, causará uma série de impactos negativos, cujos reflexos poderão ser sentidos em todo o Município. Os moradores informaram que os trabalhos se iniciaram em 26 de dezembro, após autorização dada pelo Poder Executivo no encerramento do mandato.

Em três anos de mobilização da comunidade para impedir a obra, eles disseram que nunca foram recebidos pelo prefeito, apesar de terem buscado o diálogo diversas vezes. A comunidade pleiteia a interrupção das obras e a desapropriação da área para que, futuramente, seja transformada em um parque. Em resposta ao pedido de ajuda feito hoje, Patricia antecipou que irá verificar com os atuais secretários de Obras e de Meio Ambiente os detalhes do projeto. Além disso, a vereadora também sinalizou que agendará uma reunião entre o grupo de moradores e a prefeita Fátima Daudt. 

O advogado José Roberto Moura Juchem, integrante da Associação de Moradores dos bairros Vila Rosa e Rio Branco, informou durante o encontro que está em andamento um inquérito civil público sobre a questão. Segundo ele, essa é uma medida preparatória objetivando uma possível ação judicial para embargar a obra. As preocupações das pessoas que vivem na região são em relação aos impactos ambientais, com o aumento de volume das águas do Arroio Luiz Rau, gerando mais alagamentos, com as questões referentes ao saneamento básico e ao tráfego de veículos, entre outros. 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo emwww.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh