Comitiva apresenta projetos de modernização e votação eletrônica ao Interlegis
O grupo também conversou com o diretor da Subsecretaria de Apoio Técnico e Relações Institucionais, Suélio de Sousa e Silva, com o chefe do Serviço de Informação e Divulgação, Luiz Carlos Santana de Freitas, e com o chefe de gabinete, Felipe Guimarães Cortes. Eles entregaram a esses servidores do Interlegis uma cópia da Moção nº 11/2012, que manifesta a todos os Senadores a necessidade de apoio à Secretaria Especial do Interlegis para o fortalecimento do programa, especialmente para a implementação e disponibilização às Casas Legislativas o Sistema de Apoio à Administração Legislativa.
Propostas
Outros documentos repassados por Betinho foram o Estudo para Modernização Tecnológica do Sistema Administrativo da Câmara, tendo em vista que a implantação desse sistema com código fechado seria muito oneroso – e estaria na contramão da proposta do governo federal de adesão ao software livre; e o Projeto para Implantação do Sistema Eletrônico de Votação da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, com a finalidade de implantar um sistema de votação com identificação e acesso seguro, o qual deve permitir o registro de quorum, a votação, a identificação das pessoas e o gerenciamento do sistema, preferencialmente incorporado ao SAPL.
A comitiva hamburguense conversou ainda com os senadores Ana Amélia Lemos, Cristóvão Buarque e com a assessoria do senador Paulo Paim. Eles entregaram aos congressistas cópias da Moção nº 11/2012. Betinho, Cléa e Gerling voltaram na terça-feira ao Rio Grande do Sul. Lobo retorna nesta quarta-feira.
Saiba mais
O Grupo Interlegis de Tecnologia (Gitec) é uma comunidade de prática com mais de 600 membros ativos que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis voltada ao uso de tecnologia no Poder Legislativo. O Encontro do Gitec é um evento que ocorre anualmente em Brasília - DF, na sede física do Interlegis, para materializar todo o intercâmbio tecnológico que é realizado virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes através de palestras, espaços abertos, palestas relâmpagos, minicursos e mesas redondas. Este ano o tema é “A Lei de Acesso à Informação e o papel da TI nas Casas Legislativas”.
O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público.