Comissões presentes na 43ª Assembleia Nacional da Assemae
Enfermeiro Vilmar disse que, no encontro, percebeu como em outros locais do Brasil a questão do saneamento está melhor administrada do que em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Segundo o vereador, existe um método para reaproveitar o lodo resultante do tratamento transformando-o em blocos de tijolo. “É uma solução econômica e sustentável.” Ele conta ainda que conversou com representantes de outras localidades sobre a questão das cobrança da taxa de esgoto. “Tínhamos dúvida sobre isso, mas vi que Novo Hamburgo cobra menos do que na maioria dos municípios.”
Serjão também destacou a importância da troca de informações entre os representantes de várias cidades brasileiras. “Vimos como existem alternativas para se tratar as questões de saneamento e de bacias e barragens.” O vereador frisou que as barragens são um tema vital para Novo Hamburgo. “Temos que nos preocupar, logo em seguida não teremos mais água no Rio dos Sinos.”
O que é
A Assemae surgiu em 1982 no Triângulo Mineiro e, hoje, reúne centenas de associados de municípios brasileiros – que operam os serviços de água e esgoto, de resíduos sólidos e de drenagem. Anualmente a Assemae realiza sua Assembleia Nacional, que é reconhecida como um dos grandes eventos de saneamento básico da América Latina. Além de palestras e debates, o evento tem como destaque a Exposição de Experiências Municipais e a Feira de Saneamento.