Comissão se reúne com secretária para propor melhorias na saúde de Novo Hamburgo

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h00
27/11/2014 - Diversas demandas do Pronto Atendimento (PA) do Centro, como o funcionamento até a meia-noite do aparelho de ecografia e raio-x (hoje os exames podem ser realizados até às 18h), a recolocação de um toldo na parte dos fundos para evitar que os pacientes peguem chuva e a falta de infraestrutura do local foram algumas das pautas que nortearam a reunião da Comissão de Saúde da Casa com a secretária municipal da pasta, Suzana Ambros Pereira. Estavam presentes os vereadores Enfermeiro Vilmar (PR) e Sergio Hanich (PMDB), além do coordenador de gabinete de Jorge Tatsch (PPS), Maicon Barbosa, da assessora de gabinete do Serjão, Silvia Rosa, e da coordenadora das Comissões Permanentes, Isabel Lopes. O encontro aconteceu no 5º andar da Prefeitura na tarde desta quinta-feira, 27.

O presidente da Comissão de Saúde, Enfermeiro Vilmar, relatou que os vereadores são muito cobrados pela população, que reclama principalmente de falta de médicos e da demora para o atendimento. “Pedimos para a secretária ampliar os leitos de oncologia em Novo Hamburgo, agilizar o procedimento de biópsia e os exames de tomografia e ressonância magnética”, elencou o parlamentar. Vilmar também solicitou que a empresa responsável pelo transporte dos pacientes de Novo Hamburgo para Porto Alegre faça o embarque e desembarque no mesmo local. “Muitos também não têm condições finaceiras de arcar com o custo da passagem dentro da cidade e acabam recorrendo aos vereadores”, explicou. O grupo reclamou ainda que falta estrutura no PA do Centro, mobília velha, portas danificadas, vasos sanitários sem acento, falta de balança infantil e piso deteriorado.


Serjão lembrou que a situação da saúde está complicada em todo o País. “Saúde não é prioridade para nossos gestores públicos, embora devesse ser, já que é vida”, destacou. O vereador frisou que recebe diariamente em seu gabinete demandas da população, algumas de anos, principalmente relacionadas a casos de traumatologia. “Temos de resolver esse problema, ou passamos a realizar o tratamento em nosso Município ou contratamos um convênio para agilizar a situação”, disse. Ele também ressaltou que muitas cirurgias eletivas poderiam ser feitas, mas não são. A assessora de gabinete do peemedebista pediu mais agilidade das centrais de marcações de consultas, que é o principal meio de comunicação entre os cidadão e a secretaria. Contou que ajuda a comunidade a realizar os encaminhamentos, pois muitos não conhecem os trâmites. Silvia pediu que os profissionais das centrais trabalhem em conjunto com os gabinetes, auxiliando no repasse das informações corretas.


Providências


Mesmo tendo assumido a pasta há pouco tempo, Enfermeiro Vilmar acredita que Suzane Ambros Pereira vai fazer a saúde melhorar em Novo Hamburgo. “Ela se mostrou confiante e disse que irá avaliar nossas demandas e dará um retorno em breve”. Serjão também está otimista. “Vamos fazer um levantamento das demandas, encaminhar as urgências para a secretaria e fazer uma vistoria mensal ou quinzenal para ver como as coisas estão evoluindo”, frisou.


Resoluções


A secretária Suzana ressaltou que as demandas e a série de dificuldades elencadas pelos vereadores durante a reunião são os mesmos nós críticos do sistema avaliados por sua equipe. Comprometeu-se a dar um retorno aos vereadores até a metade do próxima mês, a curto prazo, e afirmou que, a médio prazo, toda a secretaria está em fase de planejamento. “O mais urgente que temos a resolver é a demanda reprimida de consultas e procedimentos – muitas cirurgias, como na área de neurologia, de hérnia de disco e de revitalização arterial – dependem de Porto Alegre.” Para ela, disponibilizar procedimentos de alta complexidade para Novo Hamburgo e passar a atender casos de cirurgia vasculares, neuro e traumato, por exemplo, desafogará e muito o sistema. Ela lembrou que a UPA e os PAs disponibilizam dois médicos clínicos-geral e dois pediatras para o atendimento da populção. A Fundação de Saúde de Novo Hamburgo oferece o terceiro médico na grande maioria do tempo. Mesmo assim, o sistema continua afogado. Isso porque, conforme ela, as pessoas fazem o uso incorreto da UPA. “Muitos procedimentos poderiam ser agendados nas UBSs e não são. As pessoas têm pressa para trocar a receita, ser atendido no mesmo dia ou receber o atestado médico”, destacou.


 

Sobre a situação da saúde em Novo Hamburgo, a secretária disse que, embora tenha assumido a pasta há pouco tempo, está no Vale há 20 anos. “Percebe-se fácil a evolução que já tivemos e ainda teremos nos próximos anos. A saúde do Município está melhorando, buscamos, agora, o curso de Medicina, pulamos de zero para 30 Unidades de Saúde da Família e há a perspectiva de aumentar ainda mais esse número. Estamos realizando mais uma ampliação no Hospital Municipal, em dois anos ele estará totalmente reformado, com mais leitos, blocos cirúrgicos e UTI qualificada. Teremos o Hospital Dia para a realização de pequenos procedimentos – a pessoa pode ir embora no mesmo dia. As pessoas vão percebendo essas melhorias com o tempo”, finalizou Suzane.