Comissão de Saúde reúne-se com secretário em busca de melhorias

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
27/05/2014 – Na tarde de segunda-feira, 26, a Comissão de Saúde, integrada por Enfermeiro Vilmar (PR), Jorge Tatsch (PPS) e Sergio Hanich (PMDB), reuniu-se com o secretário de Saúde, Luiz Carlos Bolzan. O objetivo foi apresentar diversas reivindicações.

Vilmar questionou a falta de alguns médicos na Unidade de Saúde Básica (UBS) da rua Sílvio Gilberto Christmann e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambas no bairro Canudos. Bolzan explicou que estão sendo implantadas Unidades de Saúde Familiar (USF) no bairro. Uma delas estará pronta até meados de junho. Assim, segundo ele, as demandas em todas as unidades estarão de acordo com a capacidade e com o horário destes atendimentos. O enfermeiro também solicitou que fossem encaminhado mais um médico para realizar plantões nos finais de semana no posto do Santo Afonso. O secretário disse que irá buscar uma medida possível.

Serjão Hanich apresentou uma ideia quanto à fila de espera da Farmácia Comunitária: a adoção do método de senhas. Como o local não dispõe de banheiros, a população tem de sair do seu lugar na fila para ir a algum estabelecimento.

Tatsch questionou a falta de profissionais no bairro Lomba Grande. O secretário informou que nesta tarde iniciava suas atividades um médico uruguaio, que faria plantão até as 22 horas. Com ele, atuarão um médico cubano e um brasileiro. A expectativa é que venha mais um médico até o meio do ano.

Uma boa notícia foi a de que nove eletrocardiogramas novos chegaram e serão distribuídos nos postos, e outros nove estão a caminho. Outra novidade apresentada é a de que Novo Hamburgo conta agora com uma equipe de três ginecologistas no Centro Municipal de Especializações Médicas para atender gravidez de risco. Antes, as mães que necessitavam desse acompanhamento precisavam se deslocar até Porto Alegre. Por fim, foi divulgado que, em breve, o bairro rural da cidade contará com uma ambulância própria.

 

*Matéria feita por Julian Pereira de Souza, estagiário de Jornalismo do gabinete de Enfermeiro Vilmar.