Comissão de Saúde busca integração entre Samu e agentes de segurança
O tema foi assunto de uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 7, com Patrícia e os demais integrantes da comissão, Cristiano Coller (PDT) e Jorge Tatsch (PPS), além de uma representante da Guarda Municipal, Maria Aparecida Rodrigues.
Aparecida comprometeu-se a levar a pauta a seu coordenador, e relatou que seu filho teve um atendimento bastante rápido quando sofreu um acidente em São Leopoldo, onde já há uma integração entre Samu e Guarda Municipal. Ela disse ainda ouvir relatos de seus colegas acerca da dificuldade de se contatar a central de atendimento do serviço de ambulâncias. "Integrar o Samu ao sistema de rádio da Guarda Municipal pode ser uma solução", sugeriu Patrícia.
A Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Fundação de Saúde também haviam sido contatados, mas não enviaram ninguém. Uma próxima reunião sobre o tema será marcada em breve. Patrícia destacou que o próprio coordenador do Samu havia frisado a importância dessa iniciativa. "Nós não vamos desistir dessa pauta", finalizou a vereadora.
O que são as comissões?
A Câmara Municipal conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. Elas são as seguintes: Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor; Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão de Segurança Pública; Comissão de Saúde; Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; Comissão de Meio Ambiente; e Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento.