Comissão apresenta demandas à diretora da Fundação de Saúde
Presidente do grupo de trabalho, Vilmar disse que o objetivo do encontro era possibilitar um melhor atendimento à população. Ele perguntou sobre os problemas no bloco cirúrgico da parte antiga do hospital, afetado pelas fortes chuvas de janeiro. Simone explicou que uma das quatro salas do bloco ainda está interditada, mas será reformada em breve. Segundo ela, o Município recebeu R$ 1,1 milhão do Estado para realizar as obras. O projeto está na fase de detalhamento do orçamento, e o próximo passo é a licitação. A falta de uma sala implica cerca de menos 60 cirurgias por mês.
Vilmar também pediu informações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Simone apontou que há, hoje, cinco ambulências, sendo que três são utilizadas enquanto uma fica de reserva e a outra, em manutenção. Há ainda duas ambulâncias para transferência de pacientes, as chamadas brancas, além de uma reserva.
Serjão fez quatro questionamentos específicos: quem coordena o convênio com o Hospital Regina, quem é responsável pela limpeza no Hospital Municipal, por que tanta demora na realização de exames de ergometria e como funciona o plantão administrativo. Simone disse que o convênio é de responsabilidade direta da secretaria de Saúde, e que a limpeza no hospital é feita por uma equipe própria, contratada por meio de CLT. De acordo com a diretora, exames de ergometria não costumam ser tão demorados, e a equipe do plantão administrativo está completa.
Tatsch destacou que recebe muitas queixas sobre o atendimento e contou que, muitas vezes, ele mesmo foi mal recebido em seu trabalho de fiscalização. O veerador sugeriu que sejam realizados treinamentos mais constantes com os funcionários. Simone disse que treinamentos já ocorrem, e pediu para ser informada de situações pontuais.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A comissão de Saúde reúne-se sempre às segundas-feiras, às 16h30.