08/06/2010 - COLÉGIO MARISTA PIO XII É HOMENAGEADO PELOS SEUS 60 ANOS

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
Proposta de Raul Cassel lembrou a trajetória de instituição

A pedido de Raul Cassel (PMDB), o Colégio Marista Pio XII foi homenageado pelos seus 60 anos de atividades na sessão desta terça-feira, 8. O vereador salientou que, nessas seis décadas, foi realizado um trabalho que ajudou a desenvolver toda a cidade. Ele também contou aos presentes um pouco da história da instituição. "Hoje, o Pio XII faz parte do cartão postal de Novo Hamburgo."

Alex Rönnau (PT) lembrou o lema da escola: simplicidade, trabalho e vida. "Ele resume a obra dos irmãos", disse. O petista frisou que "solidariedade" é outra palavra que se aplica ao maristas, citando os diversos trabalhos sociais realizados no Município – arrecadação de livros, agasalhos e alimentos, aulas de natação gratuitas e festas para crianças são alguns exemplos.

O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), destacou o trabalho dedicado dos irmãos que, há 60 anos, dedicaram-se à criação de uma escola. Além disso, lembrou que a participação de pais e alunos tem sido fundamental para a escola. Jesus elogiou ainda os professores. "O Pio XII tem pessoas qualificadas, por isso é uma referência. Os estudantes saem muito preparados para o futuro."

Contribuições para a cidade
O diretor da escola, Paulo Griebler, agradeceu a homenagem e lembrou que o último dia seis foi Dia de São Marcelino Champagnat. "Além disso, são 95 anos de presença marista em Novo Hamburgo. Olhando para trás, vimos quão significativas foram as contribuições para a cidade, que hoje é um pólo regional."

Griebler apontou que os imigrantes trouxeram para cá o espírito religioso e educacional – e que os irmãos buscaram apoio em sua fé para maner seus trabalhos. "Nesses 60 anos, lembramos todos aqueles que fizeram e fazem parte dessa história."

Um breve clipe com fotos antigas e recentes do colégio foi mostrado aos presentes. E no final da homenagem, o diretor Paulo Griebler receber uma placa comemorativa das mãos de Raul Cassel e de Jesus Maciel.

História
A missão pedagógica da Congregação Marista em Novo Hamburgo foi iniciada em 1915, com o Colégio São Jacó, em Hamburgo Velho. O Colégio Marista Pio XII nasceu junto à atual Catedral Basílica São Luiz Gonzaga em 1950. As aulas eram realizadas no salão paroquial, cedido pelo padre José Luiz Klafke aos Irmãos Maristas para atender os filhos de operários e da população de baixa renda.

Em 1954, dois fatos marcantes: a abertura do curso de admissão e um incêndio que destruiu o Colégio São Jacó, exigindo muito esforço dos maristas, que diariamente vinham dar aulas no salão paroquial. Em 1959, a Inspetoria Seccional de Porto Alegre autorizou o funcionamento do Ginásio Pio XII e, com o apoio da comunidade, foram iniciadas as obras de construção do novo prédio.

Em 17 de novembro de 1962, foi inaugurado o prédio do atual, conhecido na época como o Gigante das Nações Unidas, onde se ministravam cursos primário, ginasial, científico e técnico em contabilidade.

A partir de 1972, a Associação Pio XII de Educação e Ensino passou a ser a entidade mantenedora da escola. Com a reforma do ensino, em 1973, o colégio passou a ter o ensino de 1º e 2º graus. Em 1979, a APEE cancelou o contrato com a União Sul Brasileira de Educação e Ensino, devolvendo oficialmente a manutenção do colégio para a ordem Marista, que atualmente dirige a instituição.

08/06/2010