Colégio Cenecista é homenageado por seus 45 anos em sessão solene
Gerson Peteffi (PMDB) falou brevemente sobre Felipe Tiago Gomes. Nascido na Paraíba em 1921, em uma família bastante carente, ele conseguiu estudar e tornou-se advogado, trabalhando no Rio de Janeiro e em Brasília. “Lá concebeu a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, de onde veio a palavra 'cenecista'.”
Issur Koch (PP) disse que a homenagem é para todas as pessoas que, há anos, trabalham pelo desenvolvimento da comunidade. “Cada um tem a sua importância nesse processo.” Ele ponderou ainda que é difícil calcular quantos cidadãos já foram beneficiados pela instituição, pois cada estudante leva para a sua casa os conhecimentos e valores aprendidos.
O deputado estadual Tarcisio Zimmermann salientou a importância das escolas que, além de transmitir conteúdo, ensinam a pensar, a discernir e a conviver comunitariamente.
Após as falas, o professor de música Lucas Reis acompanhou seus alunos na apresentação de canções como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Cabelos de Algodão”, da banda Fly. Em seguida, outros estudantes declamaram poesias sobre a escola.
A diretora, Camile Moreira Alves, contou brevemente a história da rede CNEC, criada há mais de sete décadas para proporcionar educação de qualidade a quem não vinha de família privilegiada. “É um dos mais expressivos movimentos de educação comunitária na América Latina.” Ela ressaltou ainda que a arte, a cultura e as saídas de campo fazem parte do dia a dia da escola, assim como o incentivo ao envolvimento da família nas atividades pedagógicas.
Várias pessoas que trabalham ou já trabalharam na escola receberam flores das mãos de alunos: professora Anita Ortiz Correa, professora Elenice Soares Poisl, professora Carina Mossmann, Dulci dos Santos, Luis Fernando Dewes e Vitor Gatelli. Depois, mais música, com diversas apresentações. O diretor e vice-presidente de Administração e Finanças da Rede CNEC, Nilson Pacheco, também fez um pronunciamento, apontando que a escola fez uma grande diferença em Novo Hamburgo.