Cidadão fala sobre o papel da bicicleta na humanização da cidade

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 19h59
26/10/2015 – Convidado por Raul Cassel (PMDB), o cicloativista Walter Cazenave falou sobre a bicicleta como instrumento de cidadania na sessão desta segunda-feira, 26. Segundo ele, há pessoas de todo o mundo conversando sobre esse tema, com fundamento. “A Europa hoje avança a passos enormes rumo à humanização de suas cidades, tendo a bicicleta como eixo.”

De acordo com Cazenave, um atropelamento massivo de ciclistas em Porto Alegre deu início ao Fórum da Bicicleta – que se tornou um movimento mundial. O evento já foi realizado na Colômbia, e, no ano que vem, será no Chile. Ele salientou que, hoje, muitos entendem a bicicleta como uma forma de humanização – é a chamada bicicultura. “Ela promove uma série de mudanças dentro da nossa sociedade. Temos uma nova percepção e valoração do próprio físico. Também reaprendemos a andar pela nossa cidade. Temos ainda uma nova percepção do entorno, e a apropriação da cidade. Torno esses lugares mais meus: penso duas veze antes de jogar um papel numa praça.”

Assim, salientou Cazenave, andar de bicicleta promove uma visão mais crítica da cidade e do mundo, possibilitando a quebra de paradigmas. “Trocamos a visão da concorrência por uma visão do bem-estar comum.” Por isso, é preciso incentivar a criação de ciclovias, ciclofaixas e locais para os ciclistas deixarem suas bicicletas. Em Novo Hamburgo especificamente, é preciso sinalizar melhor a ciclovia existente, além de criar mais espaços para esse meio de transporte. “Lamentavelmente, na parte final dessa ciclovia, já tivemos uma morte. Morreu um ciclista, um pai de família.”

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em

www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh