Certificado Mulher Cidadã de Novo Hamburgo é entregue nesta quinta

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
31/03/2016 - Treze homenageadas receberam na noite desta quinta-feira, 31, o Certificado Mulher Cidadã de Novo Hamburgo. A edição de 2016 foi proposta por meio do Requerimento nº 211/2016, de autoria da Mesa Diretora. Cada parlamentar indicou uma representante. Por motivos de saúde, Maria Teresa de Fraga, escolhida pelo vereador Jorge Tatsch (PCdoB), não pôde comparecer.

A abertura do evento contou com a participação do Coral Amigos da Câmara, que cantou duas canções cujas letras fazem referência à importância do papel feminino na sociedade.

Ao dar início à solenidade, o presidente Antonio Lucas (PDT) agradeceu à iniciativa da vereadora Patrícia Beck, que propôs o Decreto Legislativo n° 2/2015, que unificou outras duas iniciativas, datadas de 2001 e 2002, que tratavam da homenagem e da Semana da Mulher no Legislativo. Lucas lembrou que a Câmara possui o prêmio Cidadão de Novo Hamburgo e que, ao longo dos anos, foram poucas as agraciadas. Segundo ele, a premiação dessa noite tenta de alguma forma suprir essa lacuna.

Entrega dos certificados

Na entrega dos prêmios, os parlamentares fizeram breve exposição da biografia das homenageadas, que receberam um quadro com a distinção e um buquê de flores.

Ao entregar o certificado, Professor Issur Koch (PP) elogiou a atuação da advogada hamburguense Andrea Schneider Beckenkamp, que se dedica à área da segurança pública, coordenando o Movimento Paz, desde 2014. O parlamentar destacou que a homenageada abraçou essa causa com determinação. Faz trabalhos voluntários desde 1995, além de integrar a Câmara Junior e ter coordenado o Grupo Pensando Novo Hamburgo, entre outras atividades.

Enio Brizola (PT) concedeu o certificado para a hamburguense Claudete Ferreira da Silva. O parlamentar ressaltou o trabalho de sua homenageada, que integra a cooperativa dos catadores, desde 2013. Segundo Brizola, ela é a única mulher a conduzir um carrinho motorizado que auxilia no processo de coleta do lixo e integra o conselho fiscal da cooperativa.

Sergio Hanich – Serjão (PMDB) destacou o trabalho voluntário exercido pela líder comunitária Doraci Teresinha Dreher, de 67 anos, especialmente junto a crianças do Clube Veterano de Canudos. Ele disse ainda que a sua escolhida, em 2016, pretende alcançar o seu projeto maior: realizar cursos gratuitos em sua própria casa para pessoas carentes.

Patrícia Beck (PPS) entregou a premiação para a professora e psicóloga Edi Elena Steffn, voluntária na Pastoral da Criança da Diocese de Novo Hamburgo. A parlamentar enalteceu a dedicação e empenho da homenageada, que atuou como diretora de escola por 10 anos. Para auxiliar meninos de rua, decidiu cursar Psicologia, na Unisinos. Para a parlamentar, Edi é um exemplo de superação, de bondade e de disposição.

Gerson Peteffi (PMDB) indicou Elcinda Wilde Grazziotin, médica de Ijuí, que construiu sua carreira em Novo Hamburgo. Na entrega do certificado, o vereador chamou a homenageada de heroína, pela forma como exerce a medicina. Ele lembrou que ao longo dos anos a agraciada aperfeiçoou a sua formação, pós-graduado-se em Homeopatia, além de atuar na área de nutrologia médica. Além disso, relatou que a profissional atende a pessoas carentes.

Naasom Luciano (PTB) indicou a Pastora Eliane Sales, natural de Novo Hamburgo. Ao entregar a premiação, o vereador lembrou a atuação da diretora do Ministério Internacional Juad, que, desde 1994, coordena mil líderes em sete países. De acordo com o vereador, em Novo Hamburgo, ela atende 500 crianças em seis bases espalhadas em vários bairros. O parlamentar ressaltou que a homenageada deixou o ramo da hotelaria no qual poderia alcançar sucesso financeiro para ajudar crianças em sua formação como cidadãos.

Roger Corrêa (PCdoB) frisou o papel relevante da professora e reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos, graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional (PUCRS), e mestre e doutora em Educação (Unisinos). Desde 2000, a agraciada atua na universidade hamburguense, tendo assumido em 2005 a pró-reitora de Ensino. Em contraponto à expressão machista de que lugar de mulher é na cozinha, o parlamentar enfatizou que o lugar de mulher é em todo o lugar.

Enfermeiro Vilmar (PDT) escolheu como homenageada a estudante de serviço social Isabel Cristina Martins de Oliveira. Ele destacou a disposição da servidora da Fundação de Saúde de ajudar ao próximo. Em 2011, ela e sua família abrigaram a jovem Elisiane dos Santos Martins, que viajou cerca de 530 quilômetros em busca de leito hospitalar para dar à luz gêmeos. Conforme o vereador, desde jovem, esse foi o perfil de sua indicada, ajudando aqueles que precisam.

Isabel Cristina Vetter Lizakoski, indicada pelo vereador Raul Cassel (PMDB), coordena projetos de educação social e ambiental, que beneficiaram ao longo dos anos seis mil crianças, adolescentes e adultos. Natural de Novo Hamburgo, atua como professora da Faculdade Novo Hamburgo e é responsável pelos programas sociais da instituição.

Antonio Lucas (PDT) falou sobre o papel importante da costureira Maria Gorete Correa Passos Almeida junto à comunidade do bairro Boa Saúde, no qual ela reside há mais de 50 anos. A homenageada participa de chás beneficentes com o objetivo de auxiliar os mais necessitados. O vereador disse que o fato de a homenageada ter de usar muletas para se locomover nunca a impediu de ser referência de trabalho e dedicação.

Cristiano Coller (Rede) fez a entrega do certificado para a hamburguense Maria Helena Lange Rodrigues. Professora, a agraciada lecionou em várias escolas, entre elas o Pio XII. Ao longo dos anos, conforme Coller, ela realizou uma série de serviços comunitários, auxiliando todos que necessitam.

Fufa Azevedo (PT) lembrou a trajetória de Neiva Anarolina Machado Fucolo que milita há mais de 30 anos em associações de moradores de Novo Hamburgo. “Neiva está fazendo a militância mais difícil e silenciosa, a militância comunitária”, disse o parlamentar. Ela atuou na Associação da Mulher e Amigas de Canudos e Associação de Amigos da Comunidade.

Inspetor Luz (PMDB) entregou a premiação para a professora Rosa Maria Zilles Borba, mestre em língua estrangeira, que trabalha na Feevale desde 1989 dando aulas de inglês. Segundo o parlamentar, a atuação da escolhida se estende para outros países, como Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Ele destacou o fato de Rosa ter dedicado a sua vida à sala de aula.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh