- Central de Polícia já é realidade no Município
O prédio, antiga sede da Prefeitura cedido pelo Município, passa a abrigar 1ª e 2ª Delegacias, a Delegacia para a Mulher e a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Todos os vereadores participaram do ato, que contou também com as presenças do prefeito Tarcísio Zimmermann, do secretário de Segurança Pública, Airton Michels, do chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e da ex-governadora Yeda Crusius, que liberou a verba durante o seu governo, entre outras autoridades. A nova Central de Polícia está localizada na rua Júlio de Castilhos, 806, em frente à praça da Bandeira, próximo ao Palácio 5 de Abril.
O presidente da ONG Pró-vítima, o suplente de vereador Jorge Luz, lembrou a luta para viabilizar a obra, relatando que o projeto teve início em 2007. “É o resultado de esforços do Estado e da comunidade. Tivemos o respaldo da população. Nossa resposta será dada com mais eficiência no combate ao crime”, ressaltou o comissário de polícia. Ele também agradeceu o apoio da Câmara, que por duas vezes indicou que parte do seu orçamento fosse destinado ao empreendimento. O prefeito Tarcísio afirmou que a administração ajudou com o que foi possível, inclusive com a cedência do prédio. “Temos que atender a outras prioridades, que são realmente de competência do Município.” Ele cobrou do secretário melhorias na 4ª DP, localizada no Santo Afonso, afirmando que o Prefeitura está disposta a ceder um terreno para que os agentes de segurança que atuam no bairro tenham um lugar adequado para trabalhar.
Antes da solenidade, o chefe de Polícia Ranolfo Vieira Júnior entregou uma das chaves dos seis viaturas que serão utilizados por delegacias de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Ranolfo informou que hoje existem 800 alunos em formação na Escola de Polícia, que estarão aptos a integrar a corporação no segundo semestre deste ano. Ele garantiu que o Vale dos Sinos irá receber um aporte considerável de agentes.
A nova Central de Polícia tem 140 metros de área construída, com gerador de energia e sistema de climatização. Há uma entrada específica para os presos, para que eles não passem pelas vítimas e testemunhas, como ocorre atualmente. O presidente do Legislativo Gilberto Koch (PT) afirmou que o serviço irá beneficiar toda a população, que agora tem um série de serviços em um espaço amplo e de fácil acesso. O presidente da Comissão de Segurança, Volnei Campagnoni (PCdoB), parabenizou o esforço do comissário Luz, um dos grandes responsáveis por levar o projeto adiante.