Câmara terá sessão ordinária à noite
Ele dá nova redação ao art. 32 e ao art. 123, e acrescenta parágrafo ao art. 127, na Resolução nº 8/15L/2009, de 11 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. O substitutivo é de autoria do vereador Inspetor Luz (PMDB) e do presidente da Casa Antonio Lucas (PDT). A proposta foi aprovada em primeiro turno. Apenas Sergio Hanich (PMDB) votou contra a proposta.
De acordo com o projeto, as Sessões Ordinárias serão realizadas às segundas-feiras, com início às 18h, e às quartas-feiras, com início às 13h15min, e serão destinadas em três partes: Expediente, Ordem do Dia e espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores. As partes do Expediente destinadas a homenagens ficam restritas às Sessões Ordinárias das quartas-feiras."
Luz usou a tribuna para falar sobre a tramitação da proposta e todas as divergências e, após, a chegada a um consenso. Comentou sobre a audiência pública realizada, a qual a população demostrou interesse em, no mínimo, uma sessão noturna. “Este projeto é unicamente de interesse da população, para que, ao menos em um dia, possa acompanhar os trabalhos dessa Casa Legislativa”, argumentou, destacando que a oportunidade está sendo dada à comunidade.
“Espero que a população participe e compareça à Câmara. Com a aprovação desse projeto, estaremos contemplando todos os interessados”.
Cassel disse não ter visto grande mobilização da sociedade para a troca de horário. “Tenho uma opinião muito pessoal de que essa Casa estará cheia em votações polêmicas. Mas espero que a população participe mais, com intuito de somar ao trabalho Legislativo.”
Lucas agradeceu o votos dos vereadores e disse que o projeto foi construído democraticamente entre todos.
Roger Corrêa (PCdoB) elogiou a capacidade de diálogo entre os vereadores, apresentando essa proposta que contemplará ainda mais pessoas da comunidade.
Patrícia Beck (PTB) parabenizou os autores do projeto. “Não me preocupo se as pessoas vão vir à Câmara ou não. O importante é que estamos disponibilizando isso a elas.”
O novo horário estará vigente a partir de 2014, se for aprovado em segundo turno na sessão do dia 12.