Câmara recebe selo de qualidade do PGQP

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
07/12/2012 - A Câmara Municipal de Novo Hamburgo recebeu na noite de quarta-feira, dia 5, certificado de participação no Sistema de Avaliação da Gestão (SAG), do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), com destaque para avaliação externa. O Legislativo foi representado pela servidora Gledir Bernardo, que atua na Ouvidoria Legislativa, e pelo procurador-geral da Câmara, Fernando Mizerski. A atividade, que ocorreu no auditório do Swan Tower, também marcou a comemoração de 15 anos do Comitê Regional do Vale do Sinos do PGQP.

IMG_0815.jpgSegundo David Paludo, membro e ex-presidente do Comitê, com o certificado, o Legislativo poderá utilizar em seus materiais de divulgação o selo da qualidade. Além da Câmara, uma série de empresas recebeu o reconhecimento por adotar práticas que visam à qualificação dos serviços. Gledir Bernardo foi ao palco representando a Câmara hamburguense.

Vale dos Sinos: referência

Marcelo Clark Alves, presidente da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, destacou a importância do PGQP para o crescimento das empresas e negócios. Segundo Evandro Kuns, presidente do Comitê Regional Qualidade do RS - Vale dos Sinos, , desde 1997, a entidade recebeu 81 prêmios, e por 11 vezes consecutivas foi considerada comitê destaque.

Débora Giacomet, vice-presidente de Operações do PGQP, representou Ricardo Menna Barreto Felizzola, presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Débora informou que a rede é formada no Estado por 80 comitês setoriais e regionais, que disponibilizam uma série de treinamentos a empresas gaúchas. Ela lembrou que o PGQP existe há 20 anos. Ela revelou sentir orgulho do desempenho das empresas da região. “Vamos tornar o Vale do Sinos referência em gestão.”

IMG_0784.jpgNelson Eggers, diretor-presidente da Fruki, fez uma palestra, intitulada Desafios e Oportunidades na Implantação da Qualidade. Segundo ele, a melhoria significativa do desempenho de sua empresa se deve à entrada no PGQP. Ele relatou que ingressou no programa em 1994, mas apenas oito anos depois fez a avaliação e começou a efetivamente seguir as orientações sugeridas. O empresário apresentou os números que comprovam as mudanças: 2004 -  cinco mil clientes e 2012 - 32 mil clientes. Conforme Eggers, o faturamento aumentou 254% de 2004 a 2011, e os lucros tiveram crescimento de 694%. Em 2012, a Fruki comemorou 88 anos de atividades. Eggers frisou que práticas de gestão não devem estar restritas às grandes empresas. Conforme ele, o PGQP apresenta resultados significativos também quando adotado por pequenas e médias empresas, em todos os segmentos. O empresário lembrou que todo o trabalho de aprimoramento dos processos internos foi coroado com o Troféu Ouro do PGQP em 2011.

Câmara e Gestão da Qualidade

O Comitê de Gestão da Qualidade, que se reúne desde 2010, é política oficial da Câmara desde agosto de 2011. O Projeto de Resolução nº 7/2011, da Mesa Diretora, instituiu o grupo de trabalho. Entre suas atribuições estão a formulação de diretrizes para melhoria da gestão; a autoavaliação anual da Câmara; e a representação do legislativo hamburguense no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública e no Programa Gaúcho da Qualidade –PGQP. Entre suas atribuições estão a formulação de diretrizes para melhoria da gestão; a autoavaliação anual da Câmara; e a representação do legislativo hamburguense no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública e no Programa Gaúcho da Qualidade –PGQP.