Câmara pede apoio da secretaria de Educação para implantação do projeto Vereador Mirim

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h59
18/01/2017 – O projeto Vereador Mirim foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 18, para a secretária de Educação Maristela Guasseli e sua equipe, Márcia Isabel da Silva, diretora administrativa, e Neide Vargas, diretora de educação. O objetivo da ação é incentivar a participação de crianças e jovens na política, através da integração da Câmara Municipal de Novo Hamburgo com a comunidade escolar do município. Compuseram a comitiva para apresentação do projeto a presidente da Casa, vereadora Patricia Beck (PPS), a diretora-geral, Rachel Tomasi de Melo, a procuradora Fernanda Luft e a coordenadora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen. “A ideia central é que os estudantes do 5º ao 9º ano compreendam o papel e a diferença entre os três Poderes, em especial, o Legislativo, e que isso contribua para a formação da cidadania e o conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira”, ressaltou a presidente.

O Vereador Mirim é uma ação que será realizada ao longo do ano. Na reunião, a diretora da escola entregou para a equipe da Smed um projeto-piloto para que a secretaria discuta com a equipe diretiva das escolas municipais a melhor forma de implantá-lo. “Vamos construir juntos esse projeto, ouvindo as professoras e a direção para chegarmos em um denominador comum”, ressaltou Maristela. Neide destacou ainda que o projeto é interessante também para os professores. Segundo ela, muitas vezes, faltam esclarecimentos sobre como realmente funciona o processo legislativo, por isso, há tantas visões distorcidas sobre esse Poder. Fernanda Luft ressaltou o papel multiplicador dos estudantes, que acabam levando as informações para os amigos e familiares.

Patricia enfatizou que essa ação, já realizada, por exemplo, pela Assembleia Legislativa do RS, fomenta a consciência política e promove a importância do voto.

Na primeira sessão ordinária do ano, em 1º de fevereiro, já será lido no Expediente da Câmara o Projeto de Decreto Legislativo que “Institui o Projeto Vereador Mirim”.

IMG_5657.jpgProjeto-piloto

Na concepção original, o projeto propõe a participação de sete escolas municipais, cada uma com dois representantes – Novo Hamburgo tem, atualmente, 14 vereadores. O intuito é que se assemelhe ao máximo com o processo eleitoral, com definição de ideias, campanha, eleições, diplomação e posse dos vereadores eleitos, proposições de requerimentos e projetos e a realização de uma sessão solene do Projeto Vereador Mirim. Cada parlamentar apadrinhará, por sorteio, um pequeno vereador. Além disso, diversas palestras serão realizadas na sede do Legislativo para todas as escolas participantes.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter e Instagram – @camaranh 

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh