Câmara formaliza adesão ao Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre
Naasom Luciano (PT) e Sergio Hanich (PMDB) questionaram como vai ser a participação do Legislativo hamburguense e como será feita a indicação dos participantes.
Farias esclareceu que a indicação dos membros hamburguenses será anual e feita pelo presidente da Casa. Segundo o vereador, a criação do Parlamento Metropolitano, que contempla 34 municípios, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Porto Alegre. Para a formalização da adesão da casa legislativa de Novo Hamburgo, conforme Farias, era necessária a aprovação de um Projeto de Decreto Legislativo autorizando a medida.
O ato de instalação oficial do Parlamento Metropolitano foi marcado para 24 de abril, em Porto Alegre. Entre os objetivos estão proporcionar o intercâmbio de experiências administrativas entre seus membros e propor recomendações e projetos de políticas públicas integradas para a região metropolitana de Porto Alegre.
Na manhã de sexta, 10, o Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre voltou a se reunir, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Durante o encontro, ficou definido que serão sete as Comissões Permanentes: 1. Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; 2. Transporte e Mobilidade; 3. Saúde; 4. Meio Ambiente e Saneamento; 5. Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte; 6. Segurança, Direitos Humanos e Cidadania; 7. Turismo e Desenvolvimento Econômico e Regional. Representando o Legislativo hamburguense, compareceu ao encontro o 1° secretário da Mesa Diretora, Roger Corrêa (PCdoB).