Câmara faz homenagem à Feevale pela conquista do curso de Medicina

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h59
24/11/2016 – A Universidade Feevale foi homenageada pela implantação do curso de Medicina em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 24. Enio Brizola (PT) é autor do Requerimento Nº 1.388/2016, aprovado por todos os vereadores. Além do proponente da ação, compuseram a Mesa Diretora do evento reitora da Universidade Feevale, Inajara Vargas Ramos, o coordenador do curso de Medicina da Universidade Feevale, Cleber Ribeiro Álvares da Silva, e o diretor da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Leandro Minozzo. Diversas autoridades, além da comunidade acadêmica, prestigiaram a homenagem.

Enio Brizola disse que a estrutura humana na área da saúde no Município desde muito tempo é precária para atender a população, embora os esforços do Executivo para a contratação de mais médicos. Disse que esse fato motivou diversos agentes a lutar pela implantação do curso de Medicina da Universidade Feevale. “Foi uma conquista para toda a cidade”, afirmou, ao contar mais sobre essa luta. Enio falou que, após os sete anos de faculdade, os médicos farão residência no Município, o que trará muitos benefícios para a comunidade. “É um dia muito especial para nós. Uma grande conquista que trará vários ganhos, inclusive econômico”, destacou. 

Leandro Minozzo destacou a importância do programa Mais Médicos. Segundo ele, aqui em Novo Hamburgo são 35 profissionais, o que proporcionou uma maior cobertura. Cerca de 70% da comunidade é atendida pelo Programa Saúde da Família. Ele falou também sobre as dificuldades para implantar o curso de Medicina, mas destacou que a Feevale tem capacidade, conquistas acadêmicas e o respeito da comunidade para alcançar o feito. “A qualificação do SUS em nosso Município foi um facilitador para essa conquista”, ressaltou. Minozzo criticou a PEC N° 55 do Governo Federal, que congela os investimentos em saúde por 20 anos. “O SUS está na UTI, mas com a chegada do curso de Medicina na Feevale, os pacientes ganham um aliado para enfrentar essa luta”, disse. 

Cleber Ribeiro Álvares da Silva ressaltou o orgulho em pertencer a Novo Hamburgo, cidade que acolhe pessoas de todos os lugares. Destacou que a conquista é fruto de um trabalho conjunto de toda a Universidade e prefeitos e secretários municipais de Novo Hamburgo e região. Ressaltou que a Feevale deve investir amplamente na formação ética dos futuros médicos, além da capacitação técnica. 

Inajara Vargas Ramos ressaltou que foram três longos anos de luta para a conquista do curso. Ela descreveu como foi a trajetória durante esse tempo. E destacou qual será a base do ensino de Medicina da Universidade Feevale, muito voltada para a ética e para o social. A reitora agradeceu aos prefeitos de Novo Hamburgo, Campo Bom, Ivoti, Sapiranga e Dois Irmãos por acreditarem na conquista do curso e lutarem por ele. “Fica um grande desafio: consolidar a parceria entre a Universidade e os Executivos das cidades citadas”. Inajara apresentou um vídeo especialmente feito para a solenidade, que conta melhor como serão os estudos e os atendimentos realizados pelos futuros acadêmicos de Medicina.

Reconhecimento 

Enio Brizola entregou à reitora Inajara Vargas Ramos um quadro em homenagem pela implantação do curso de Medicina. Ela aproveitou a ocasião para agradecer a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Gládis Luisa Baptista, pelo empenho dedicado para que a conquista fosse alcançada.

Atração artística 

Os presentes também prestigiaram uma apresentação do Projeto de Extensão Movimento Coral Feevale. O grupo, composto por integrantes dos coros Unicanto e Sinfônico Comunitário Feevale, acompanhados por dois participantes do Instrumental Feevale, é coordenado pela professora Denise Blanco Sant’Anna. A regência é do professor Louis Marcelo Illenseer e a preparação vocal da professora Ana Claudia Specht. O grupo interpretou três sambas que fizeram parte da homenagem aos cem anos do primeiro samba gravado no Brasil. As canções foram Não Deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição e Aloísio Silva, Retalhos de Cetim, de Benito de Paula, e Mais que Nada, de Jorge Ben Jor.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh