Câmara fará audiência pública para decidir horário da sessão

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h59
01/10/2013 – Na sessão desta terça-feira, 1º, Patrícia Beck (PTB) pediu 15 dias de vista ao Projeto de Resolução nº 6/2013, do presidente da Casa, Antonio Lucas (PDT), e de Inspetor Luz (PMDB), que altera o horário das sessões ordinárias para as 18h30. A proposta dá nova redação ao artigo 123 do Regimento Interno da Câmara (Resolução nº 8/2009). Patrícia sugeriu que, antes da votação, seja realizada uma audiência pública para que a comunidade decida qual é o melhor horário.

Luz usou a tribuna para defender a matéria. Segundo ele, o objetivo é possibilitar à maioria dos trabalhadores de Novo Hamburgo acompanhar as sessões, pois 90% trabalham de dia. 

Luiz Fernando Farias (PT) disse ter firme convicção de que vários horários já foram experimentados, inclusive o noturno. “Nós temos a televisão, que transmite ao vivo e retransmite as sessões. No horário noturno, as pessoas não vão deixar de ver sua novela ou futebol para assistir à TV Câmara ou para vir até aqui. Estou convicto de que é melhor continuar no horário em que está.” O vereador destacou que, em São Leopoldo, onde as sessões são à noite, raramente há cidadãos acompanhando os trabalhos no Plenário. 

Patrícia Beck (PTB) disse que cada vereador acredita estar defendendo o que é melhor para a comunidade. Por isso, ela pediu vista de 15 dias para que, nesse período, seja realizada uma audiência pública. “Daqui a pouco estamos debatendo algo que não é o que a população quer.” O presidente Lucas concordou com a ideia de Patrícia. “Muita gente gosta de política e quer participar.” 

Cristiano Coller (PDT) disse ser contra ter as duas sessões à noite, porque isso impediria a participação das escolas, que volta e meia acompanham as sessões. Sergio Hanich (PMDB) concordou com Coller. “Devemos ter sessões de dia e à noite, para contemplar todos. 

Gerson Peteffi (PSDB) apontou que é hora de se dar uma chance às sessões à noite.

Justificativa do projeto

Na justificativa, os autores afirmam que o objetivo é incentivar a participação da comunidade, pois neste horário muitos já saíram de seus trabalhos. “Considerando o atual cenário político e a busca da população por maior lisura, transparência e publicidade nos atos praticados por seus agentes, a presente propositura tem a intenção de assegurar à comunidade de Novo Hamburgo a possibilidade de participar ativamente das sessões plenárias.”

Emendas

Foram à votação também duas emendas, uma delas alterando o horário apenas da sessão de terça-feira e a outra, apenas o da quinta-feira. Ambas foram rejeitadas.