Brigada Militar é homenageada por seus 178 anos

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h59
18/11/2015 – A Brigada Militar foi homenageada por seus 178 anos na sessão desta quarta-feira, 18. A solenidade também destacou os 120 anos da Banda da Brigada Militar do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos. O autor do requerimento, Naasom Luciano (PT), contou brevemente a história da instituição. “Sempre que falamos de segurança pública, o debate é longo e extenso. Mas nesta tarde gostaria de salientar a importância que esses homens e mulheres têm no dia a dia dos cidadãos”, disse. O vereador salientou ainda que esses mesmos servidores sofrem com falta de material adequado para o trabalho, desvalorização e salários defasados.

Naasom apontou ainda que a banda apresenta-se em diversos eventos, como feiras internacionais, levando à população música de qualidade. O vereador então convidou o suplente Luiz Fernando Farias, que é coronel da reserva, para falar na tribuna.

Farias disse que ter sido brigadiano – e ter sido o primeiro brigadiano a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal – é uma alegria. “A Brigada Militar vem alicerçada no trabalho de milhares e milhares de pessoas. E quero homenagear aqueles que tombaram, aqueles que deram a sua vida em defesa da sociedade.”

Inspetor Luz (PMDB) destacou a qualidade da banda integrada pelos policiais – e o ótimo serviço que eles prestam nas ruas, combatendo o crime. Ele lamentou que vivemos uma guerra civil, e muitas vezes os bandidos estão mais bem armados.

Roger Corrêa (PCdoB), que é autor, ao lado de Farias, do projeto de lei que tornou a Banda da Brigada patrimônio histórico-cultural de Novo Hamburgo, ponderou sobre a necessidade de se valorizar o serviço público.

Gerson Peteffi (PSDB) pediu que os brigadianos preservem a história da corporação, a moral e os bons costumes. O vereador contou que seu pai sempre o ensinou a cooperar com os policiais.

Patrícia Beck (PTB) disse que cabe aos vereadores, todos os dias, lembrar os cidadãos da importância dos policiais. Ela destacou que a banda também mantém o projeto Música é Saúde, levando arte a locais como asilos.

Após as falas, Naasom entregou ao Tenente-coronel Haroldo Knebel, comandante regional da Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, uma placa comemorativa. Ele frisou que é preciso investir em equipamentos, salários e na valorização dos servidores. “A segurança pública é um bem de todos, e é nela que temos de investir. Não trabalhamos para nenhum partido, mas pela ordem pública e pela legalidade.”

Por fim, foi apresentado um vídeo sobre o trabalho da polícia militar, e a Banda da Brigada tocou algumas canções.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

 

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh