Betinho sugere Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h59
23/09/2013 – Na semana passada, os vereadores apresentaram 57 pedidos de providências. Gilberto Koch – Betinho (PT) sugeriu ao Executivo que apresente projeto de lei criando, em Novo Hamburgo, o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações. Ele frisou que o objetivo é instituir medidas que induzam à conservação, ao uso racional e a utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações cuja área construída seja superior a 960 metros quadrados.

Segundo Betinho, a proposta é captar a água das chuvas na cobertura das edificações e encaminhá-la, através de tubulação própria convenientemente identificada, a uma cisterna ou tanque, para ser utilizada na descarga das bacias sanitárias e reserva de sistemas de prevenção e combate a incêndios, sendo que após tal utilização serão descarregadas na rede pública de esgotos.

Professor Issur Koch (PP) pede a criação de mais vagas de berçário nas escolas de educação infantil do Município e solicitou ainda pintura de faixa de pedestres na saída do estacionamento da Prefeitura Municipal, rampas de acesso a cadeirantes na saída do estacionamento da Prefeitura Municipal e em toda a extensão da rua Mundo Novo, e regularização de passeio público e conserto de tampas de bocas de lobo na rua Sapiranga.

Patrícia Beck (PTB) sugere a criação do Fundo Municipal do Transporte Público Coletivo Urbano, para subsidiar as tarifas de ônibus em Novo Hamburgo. De acordo com a proposta, os recursos serão provenientes de transferências de arrecadação do IPVA, de multas de trânsito e da exploração de publicidade no interior ou exterior dos ônibus, entre outros. Entre as demais solicitações da vereadora destacam-se recuperação de passeio público e de boca de lobo nas ruas São João, Santa Cruz e Flores da Cunha; operação tapa-buracos nas ruas João Pessoa, Engenheiro Jorge Schury, Frederico Gröes Neto, Espirito Santo e Marquês de Souza, entre outras; colocação de placa indicativa na esquina da Santa Barbara com a Arlindo Pasqualini; e implantação de sinaleira no encontro das ruas Colúmbia e Florença.

Sergio Hanich (PMDB) busca colocação de britas no final da rua dos Médicos; e Raul Cassel, do mesmo partido, operação tapa-buracos na Padre José Maurício e estudo de viabilidade de implantação de academia ao ar livre na praça ao lado da escola Professora Adolfina Diefenthaler. Também peemedebista, Inspetor Luz solicita recomposição asfáltica na rua Bento Gonçalves e nas avenidas Pedro Adams Filho e Victor Hugo Kunz; capina, limpeza e poda de árvore na rua Silveira Martins; e remoção de galhos, entulhos e lixos da José Plácido de Castro.

O suplente Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), que esteve no lugar de Inspetor Luz na quinta-feira, dia 19, pediu operação tapa-buracos em toda a extensão da rua Ceará, conserto de boca de lobo na rua Mônaco e estudo para tornar de mão única a rua Luxemburgo.

As demandas repassadas por Jorge Tatsch (PPS) são ajardinamento e implantação de academia ao ar livre na praça da rua Carlos Grün e limpeza na rua Presidente Neves. As demandas informadas por Cristiano Coller (PDT) são sinalização na rua Pedro Petry, conserto de corrimão na escadaria entre as ruas Guia Lopes e Forquetinha, troca de postes na rua Roberto Kronmeyer, operação tapa-buracos na rua Alemanha e conserto de paralelepípedos na Pirenópolis.

Luiz Fernando Farias (PT) busca sinalização de trânsito e quebra-molas, na rua Engenheiro Jorge Schury, quebra-molas na rua Vidal Brasil, poda de árvore na Guia Lopes e conserto de rede pluvial na Potiguara. Por fim, Enfermeiro Vilmar (PR) pede quebra-molas e faixa de segurança na rua Campo Bom.