Betinho destaca oportunidade oferecida pelo Prouni-RS

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
05/12/2012 - As inscrições para o Programa Universidade para Todos do Rio Grande do Sul (ProUni RS) se encerram no dia 12 de dezembro. O presidente do Legislativo, Gilberto Koch (PT), destacou a importância da iniciativa para jovens que buscam a qualificação através de cursos em área estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Betinho lembrou que serão concedidas 370 bolsas de estudos em sete instituições de Ensino Superior.

São elas: Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) – Automação Industrial e Eletrônica Industrial; Universidade de Passo Fundo – Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Fabricação Mecânica; Feevale – Gestão Ambiental, Sistemas para Internet e Gestão de Produção Industrial; Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Sistemas para Internet e Análise de Desenvolvimento de Sistemas; UNILASALLE – Sistema para Internet e Tecnologia em Redes de Computação; Unisinos – Gestão Ambiental, Segurança da Informação; e Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Sical (FUVATES) – Tecnologia em Redes de Computação.

Para fazer a inscrição, é preciso buscar diretamente as instituições de ensino. Mais informações podem ser obtidas através do link http://tinyurl.com/a9688lv, pelo e-mail pactogauchopelaeducacao@scit.rs.gov.br ou, ainda, pelo fone (51) 3288.7479.

O ProUni-RS, institucionalizado através da Lei Estadual n° 14.038, integra as ações do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica.

 

O que precisa para participar

 

Os estudantes devem atender aos seguintes requisitos:

 

  • Ser egressos do ensino médio da rede pública ou de rede particular na condição de bolsistas integrais;

  • Possuir renda familiar correspondente ao no máximo três vezes o valor definido, em lei, para o menor piso salarial no âmbito no Estado do Rio Grande do Sul,

  • Residir no Estado do Rio Grande do Sul há, no mínimo, dois anos, contados da data da inscrição no Programa,

  • Não possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outro curso de ensino superior,

  • Não ter sido desligado anteriormente de programas de bolsas similares, devido ao descumprimento ou à violação de normas estabelecidas, e

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Superior Médio – Enem referente aos anos 2010/2011 e obtido o mínimo de quatrocentos pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.

  • Comprometer-se a posteriormente realizar contrapartida mínima de vinte horas semestrais, sem vínculo empregatício, em atividades de iniciação científica e/ou de extensão universitária, na área do respectivo curso, que integrem a sua trajetória acadêmica e contribuam com o projeto de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.