Atelier Livre será Escola Municipal de Arte

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h59
28/05/2014 – O Projeto de Lei nº 42/2014, do Executivo, que cria a Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira, foi aprovado em primeiro turno na sessão desta quarta-feira, 28. O estabelecimento será localizado na rua Ignácio Christiano Plangg, nº 66, 4° e 5° pavimentos, onde hoje funciona o Atelier Livre. A proposta também revoga a Lei Municipal n° 43/1993, que criou o Atelier Livre. Na justificativa, o Executivo aponta que o espaço já funciona, na prática, como uma escola de artes. A mudança deve beneficiar os professores que atuam no local.

Emenda

Também foi aprovada a emenda proposta pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia – integrada por Cristiano Coller (PDT), Professor Issur Koch (PP) e Roger Corrêa (PCdoB) –, que acrescenta o apelido Carlão ao nome da escola. De acordo com os vereadores, o artista homenageado era mais conhecido dessa forma. 

Carlão

Carlão representa um dos nomes mais importantes das artes visuais do Brasil. Nasceu em Novo Hamburgo em 13 de março de 1951. A partir dos oito anos de idade, inicia seus primeiros passos na criação de figuras simplificadas. Em 1968, no Instituto de Belas Artes, surgem as primeiras figuras primitivas com contornos pretos e pintura pingada no fundo. Representante da arte naif, retratou cenas de trabalho e lazer de uma cidade dedicada, por muito tempo, à produção calçadista: esteiras de fábricas, lojas, jogos de futebol, bailes de carnaval, cenas de bar. Durante o seu trabalho como funcionário público municipal da Secretaria de Educação, trabalhou no Atelier Livre Municipal até a sua aposentadoria e mostrou para milhares de alunos o seu estilo inconfundível e a força da sua pintura. Faleceu em agosto de 2013, em Novo Hamburgo.