Asbem é homenageada por seus 40 anos em sessão solene

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h59
06/10/2016 – Na noite desta quinta-feira, 6, foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 40 anos da Associação do Bem-estar da Criança e do Adolescente – Asbem. A iniciativa foi de Raul Cassel (PMDB) e Professor Issur (PP). Fizeram parte da mesa, além dos vereadores proponentes, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Filipe Nunes Ferreira, a vice-presidente da Asbem, Laura Bilhalva Laguna, e a gerente da entidade, Rose Matte. Issur destacou que a associação oferece cursos profissionalizantes gratuitos para jovens em situação de vulnerabilidade, além de direcioná-los ao mercado de trabalho. “A Asbem não é um prédio, uma escadaria: são as pessoas. Mais importante que a estrutura física são os corações envolvidos nesta história”, ponderou.

O secretário falou sobre a importância da instituição para Novo Hamburgo, ajudando a construir uma sociedade mais segura. Rose Matte apresentou um vídeo com vários depoimentos e disse que mais de 70% dos jovens que passaram pela entidade estão trabalhando.

Laura Bilhalva Laguna disse que hoje não existe uma política clara para os adolescentes. “Eles saem da rede municipal, e o ingresso na rede estadual é um baque para quem tem algum tipo de necessidade. Não se sentem acolhidos, alguns deixam de estudar. Acho que se todos os nossos jovens quisessem fazer ensino médio não teria escola.” Segundo a vice-presidente da Asbem, eles também enfrentam dificuldades para ingressar em cursos profissionalizantes, pois há exigências de escolaridade. “Mas ano a ano estamos perdendo espaço e incentivo do poder público: temos condições de atender 400 jovens, mas estamos atendendo 120”, lamentou.

Cassel frisou que uma das formas de ajudar a Asbem é por meio da destinação de parte do imposto de renda. O vereador sugeriu aos hamburguenses que conheçam de perto o trabalho desenvolvido e, também, apoiem a entidade no que for possível.

 

Após as falas, Issur e Cassel entregaram um quadro comemorativo a Laura Bilhalva Laguna, que aproveitou o momento para lembrar o trabalho de Flávia Petry, que trabalhou por 10 anos na Asbem.