Aprovado projeto que dá o nome de rua Luiz Jacintho a uma via pública

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
11/04/2016 – O Projeto de Lei nº 20/2016, de Raul Cassel (PMDB), que dá o nome de Luiz Jacintho à via até agora identificada como rua 5 do loteamento residencial Morada das Rosas, no bairro Alpes do Vale, foi aprovado em segundo turno nesta segunda-feira, 11. De acordo com a justificativa, o homenageado atuou como contador na região, ajudando a desenvolver a importação e a exportação de máquinas para a indústria calçadista. Ainda foi voluntário na Apar, colaborador na Sociedade Ginástica e da Fundação Semear, conselheiro fiscal da ACI-NH e fundador do Grupo do Parque (no qual se originou o atual Parcão).

Jacintho também foi o idealizador do projeto Recicle Seu Jornal – Faça Seu Papel, iniciativa que consiste na distribuição de cestos coletores de papel em espaços públicos do Município, para que catadores conveniados façam o recolhimento e venda. E por indicação da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, foi escolhido pelas Nações Unidas como representante brasileiro para aprimorar-se na sua área de atividade em Copenhague, na Dinamarca, e em Istambul, na Turquia.

Foto projeto Cassel - familiaresCassel, autor da matéria, ocupou a tribuna e leu a trajetória do homenageado, elogiando sua atuação nas áreas as quais se dedicou. A votação do projeto foi acompanhada pela filha Beatriz Morschel e pela neta Luciana Morschel. 

Enio Brizola (PT) lembrou que Luiz Jacintho propôs a utilização das cestas para preservar a integridade do papel jornal no processo da reciclagem ao Projeto CataVida. 

Coller também parabenizou Cassel pela iniciativa. 

Beatriz ocupou a tribuna e relatou que sua mãe tinha a intenção de comparecer à Câmara, mas não pôde por questões de saúde. Ela afirmou ainda que os assuntos debatidos na sessão desta segunda-feira têm relação com as lutas que seu pai abraçou ao longo da vida, como a questão dos animais. 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh 

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh