Aprovado projeto que dá o nome de José Steffen a uma rua do bairro Canudos
Histórico
Filho de Waldemar Steffen e de Olívia Sander Steffen, José Steffen nasceu em 18 de maio de 1953 em São Miguel do Oeste. Em 1978 casou-se com Teresinha e veio morar em definitivo em Novo Hamburgo. Trabalhou em fábrica de calçado, transportadora e como mensageiro nos Correios. Abriu uma loja de roupas em 1986, dando início à Confecções Steffen Ltda.
Foi um dos fundadores da Associação de Moradores Santo Antônio – Esmeralda, que buscava melhorias, como saneamento básico, escolas e segurança, para a comunidade. Também participou da criação da cooperativa Coofrater, com o objetivo de vender alimentos produzidos por pequenos agricultores do Vale do Sinos. Matinha uma coluna no Jornal Tribuna 1 – publicação que deu origem ao Jornal Canudos.
Para o projeto virar lei
Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.
Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.
Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo
Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH
Siga a Câmara no Twitter – @camaranh
Siga a Câmara no Instagram - @camaranh