Aprovado PL que obriga as empresas a divulgar informações sobre as linhas em todas as paradas

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h59
09/11/2015 – Aprovado em segundo turno nesta segunda-feira, 9, o Projeto de Lei nº 52/2015, de Raul Cassel (PMDB), que obriga as empresas de ônibus a divulgar, por meio de painéis afixados em todas as paradas, os itinerários e os horários das linhas. As informações deverão ser facilmente visualizáveis e também acessíveis ao toque. A proposta altera a Lei Complementar nº 2.221/2010, que dispõe sobre o transporte coletivo de passageiros no Município.

Na justificativa, o vereador destaca que não há informações sobre as linhas nas paradas de ônibus. “Novo Hamburgo, além dos usuários de transporte coletivo fixos do Município, recebe diariamente uma grande circulação de pessoas de outras cidades que encontram também sérias dificuldades para locomover-se utilizando o transporte público”, frisa.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH 

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh