Aprovada proposta que dá o nome de Julio Peres a uma rua do bairro Alpes do Vale
O homenageado nasceu em Sobradinho em 1930, mas morou boa parte de sua vida em Novo Hamburgo. Foi casado com Maria Teresinha, com quem teve dez filhos. “Todo apoio que podia auxiliar as pessoas próximas ele o fazia com muita compaixão. Era um homem bom, que merece reconhecimento por suas atividades em prol da comunidade hamburguense durante muitos anos”, frisa Lucas na justificativa. Peres morreu em 2012 por falência múltipla dos órgãos.
Familiares acompanharam, da tribuna de honra, a votação. “É um orgulho apresentar esta proposta”, disse Lucas, destacando que o homenageado é pai de seu assessor de gabinete.
Para o projeto virar lei
Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.
Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.
Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo
Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH
Siga a Câmara no Twitter – @camaranh
Siga a Câmara no Instagram - @camaranh