Aprovada moção de repúdio a veto da presidente Dilma

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
02/12/2015 - Foi aprovada a moção, de autoria do vereador Raul Cassel (PMDB), de repúdio ao veto da presidente Dilma, que retira dos aposentados a possibilidade terem reajuste de suas aposentadorias no mesmo percentual dos ativos. A matéria recebeu aprovação com oito votos favoráveis e três contrários (Fufa Azevedo, Enio Brizola e Roger Corrêa). A pedido do autor, o documento será enviado à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Ao ocupar a tribuna, Cassel disse que chamava a atenção da sociedade sobre a situação dos aposentados brasileiros. "Quando o cidadão se aposenta, em uma fase da vida que se torna mais cara e que as doenças se manifestam, é justamente nesse momento que a nação abandona os aposentados deste país", afirmou. "Por que não reajustar o aposentado com os mesmos valores dos ativos? Os ativos são muito legais enquanto eles servem. Não estou só fazendo um repúdio a presidente, mas a todos os 160 deputados federais que acompanharam esse veto", acrescentou o vereador.

“Com esta ação a Presidente e os 160 deputados federais que votaram, na última quarta-feira, pela manutenção do veto, estão prejudicando mais de nove milhões de trabalhadores aposentados e pensionistas que recebem o benefício acima do salário mínimo, causando prejuízo incalculável para milhões de famílias que dependem desta única fonte de renda para sua  sobrevivência”, disse o parlamentar na justificativa da moção. 

Os parlamentares Cristiano Coller (PDT) Jorge Tatsch (PPS) pediram para assinar em conjunto a moção.