Aprovada moção de repúdio à Anvisa por falta de controle sobre os medicamentos genéricos

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h59
08/02/2017 – Foi aprovada nesta quarta-feira, 8, a Moção nº 1/2017, de Raul Cassel (PMDB), de repúdio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela falta de fiscalização e controle em relação aos medicamentos genéricos. O vereador destaca que a Lei nº 9.787/1999 é de extrema importância, pois trata da disponibilização de medicamentos mais baratos e acessíveis para a maioria dos brasileiros. Porém, deve ser bem aplicada. “O genérico deve seguir os mesmos padrões de qualidade e bioequivalência em relação ao original. Mas uma resolução permite que os fabricantes criem métodos próprios para avaliar seus produtos”, salientou.

Cassel conclui que, hoje, sob o pretexto de melhor preço, balconistas de algumas farmácias oferecerem livremente genéricos não confiáveis e bonificados, sem responsabilidade sobre o tratamento indicado em receituário. Uma cópia da moção será enviada ao presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa da Silva Júnior.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

O que é a Anvisa

Criada pela Lei nº 9.782/1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. Tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. (Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/institucional)

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh