Aprovada moção de apoio ao Ministro Joaquim Barbosa

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h59
03/12/2013 – A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira, 3, a Moção nº 33/2013, de Raul Cassel (PMDB), que manifesta apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa pela atuação no julgamento do Mensalão. No texto, o vereador afirma que Barbosa “deu exemplo à nação sobre a relação necessária entre os poderes em uma República porque não se calou, não se omitiu diante da corrupção” e que “chamou a atenção de todo o País pela gravidade dos casos apurados e também pela sua difícil trajetória de vida”.

Votaram contra Gilberto Koch – Betinho (PT), Roger Corrêa (PCdoB) e Luiz Fernando Farias (PT). Betinho justificou seu voto dizendo que a conduta do ministro também é questionável, devido a uma suposta viagem à Europa feita com dinheiro público. 

Roger frisou que há questionamentos sobre o posicionamento jurídico de Barbosa nesse julgamento. Farias disse discordar da forma midiática com a qual o ministro conduziu o julgamento. Patrícia Beck (PTB) afirmou que a decisão sobre o mensalão fez com que os brasileiros reconquistassem esperança na justiça. Inspetor Luz (PMDB), Sergio Hanich (PMDB) e Enfermeiro Vilmar (PR) concordaram com Patrícia.