Aprovada moção contra falta de vacinas em Novo Hamburgo

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h59
02/03/2016 – Aprovada nesta quarta-feira, 2, a Moção nº 9/2016, de Raul Cassel (PMDB), de repúdio à falta de vacinas nas unidades de saúde de Novo Hamburgo. De acordo com o vereador, nos dois primeiros meses do ano faltaram vacinas como a antirrábica, a dT (contra tétano e difteria) e contra as hepatites A e B.
Cassel afirma que o Ministério da Saúde declarou estar ciente da situação e alega problemas com órgãos alfandegários e falta de estoque. De acordo com declarações do governo federal, o reabastecimento deveria ser normalizado ao final do mês de fevereiro. Contudo, o parlamentar salienta que as unidades de saúde de Novo Hamburgo permanecem sem receber as vacinas.

 

Fala dos vereadores

Cassel usou a tribuna para defender a moção e destacou que, desde que as crianças nascem, é feito todo um trabalho em relação à vacinação, peso e medição das crianças, com regramentos bem claros e precisos. O vereador lembrou que a carteira de vacinação, por exemplo, é um documento exigido até para matrículas em escolas, e deve estar em dia.

Ele ainda explicou como as vacinas agem no corpo humano e a fabricação de anticorpos - que protegem desde a mordida de um inseto até possíveis acidentes, traumas e ferimentos. "Temos de contar sim com a vacinação. E o assunto merecia um planejamento mais adequado. Considero um ato de negligência dos agentes que fazem o planejamento de saúde pública", disse o autor da moção.

Enfermeiro Vilmar (PR) lembrou quando lotes de vacinas foram colocados no lixo há alguns anos, porque estavam vencidas, demonstrando, segundo ele, falta de planejamento. Ele também citou casos de pacientes que chegam à UBS necessitando de vacinação, como a antitetânica, e que não são atendidos."É necessário que o Ministério da Saúde providencie a regularização do quadro o quanto antes", alertou. Ele sugeriu que o prefeito e o secretario municipal de Saúde analisem a possibilidade de comprar algumas doses de vacina. Nesse sentido, Patrícia Beck ressaltou que caberia um documento em nome de todos os vereadores para que o Município adquirisse as doses em caráter emergencial. Vilmar sugeriu, então, formalizar a solicitação em nome de todos os vereadores por meio de um ofício a ser encaminhado ao Executivo.

Gerson Peteffi (PSDB) lembrou que também faltam alguns medicamentos nos postos de saúde, como, por exemplo, Benzetacil (penicilina).

 

Cópias da moção serão enviadas ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, ao secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, e ao secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Rodrigo Pacheco de Lima.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh