Aprovada criação do Festival Cultural Estudantil

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
01/08/2013 – O Projeto de Lei nº 83/2013, de Patrícia Beck, que institui o Festival Cultural Estudantil e o inclui no calendário oficial do Município, foi aprovado em segundo turno nesta quinta-feira, 1º. De acordo com a proposta, o festival será voltado aos alunos da rede pública e particular em todos os níveis e abrangerá vários campos da criação artística, como teatro, dança, cinema, artes plásticas, literatura, poesia e fotografia.

A organização do festival será responsabilidade das secretarias de Educação e Cultura, e ele deverá ser realizado no segundo semestre de cada ano. Na justificativa, Patrícia destaca que “o incentivo às artes e à cultura é fundamental para o desenvolvimento criativo intelectual de crianças e adolescentes”.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (rejeitado) pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.