- Aprovada criação da Semana da Cultura Hip Hop

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h59
08/12/2011 - Objetivo é possibilitar é promover a reflexão e a construção de alternativas

A Semana da Cultura Hip Hop será celebrada em Novo Hamburgo todos os anos, sempre na segunda quinzena de setembro. O Projeto de Lei nº 124/2011, do Executivo, que institui essa comemoração, foi aprovado em segundo turno na sessão desta quinta-feira, 8. O líder do governo na Casa, Gilberto Koch (PT), destacou que o Hip Hop cumpre um papel importante na sociedade. “Promove a conscientização da juventude contra a questão das drogas.” Segundo ele, diversos grupos da cidade já foram premiados. Raul Cassel (PMDB) parabenizou a iniciativa.

 

Atividades

Nesses dias, devem ser realizados seminários, oficinas e atividades que proporcionem debates e fortaleçam a cidadania, a educação, a cultura, o esporte e o lazer. A definição, coordenação e organização das atividades serão estabelecidas por artistas, ativistas e simpatizantes, podendo ter a participação de até dois integrantes do Poder Público.

Justificativa
De acordo com a justificativa apresentada no projeto, vivenciamos atualmente uma crise de valores que geram desemprego, violência, drogadição, baixa auto-estima, exclusão e preconceitos sociais, raciais e ideológicos – afetando principalmente a população jovem. "O hip hop tem se apresentado como um fenômeno sociocultural que possibilita a integração de cultura, educação, esporte, lazer e cidadania, instigando essa população para a reflexão e construção de alternativas para combater os problemas citados."