Estudantes do Residencial Novo Hamburgo terão vale-transporte
Serão 160 estudantes beneficiados. A matéria entrou na ordem de votação através de requerimento de urgência, e segue para apreciação em segundo turno na terça-feira, 10.
O líder do governo, Matias Martins (PT), esclareceu que as crianças e seus familiares estão vivendo agora no Loteamento Parque Residencial Novo Hamburgo, no bairro Boa Saúde. Essas pessoas perderam suas casas no Kephas no temporal que atingiu Novo Hamburgo na Sexta-Feira Santa de 2011. As escolas municipais Boa Saúde e Irmão Nilo, próximas ao loteamento onde os familiares foram realocados, não possuem vagas. O auxílio será concedido de julho a dezembro de 2012. A medida, conforme o parlamentar, foi tomada a pedido das famílias que buscaram apoio do Conselho Tutelar e do governo municipal. Segundo Matias, a partir do ano que vem as crianças e jovens vão ser matriculados em instituições próximas as suas residências.
O vereador Luiz Carlos Schenlrte – Carlinhos (PMDB) lembrou que, ao todo, serão 259 casas no loteamento no bairro Boa Saúde. Ele acredita que o problema vai se agravar quando todas essas residências forem entregues. Para ele, é necessário construir uma creche e uma escola para atender aos novos moradores. Assim como Carlinhos, o vereador Sergio Hanich – Serjão (PMDB) lamentou que esse problema não tenha sido previsto.
Para solucionar a questão, o Município está destinando R$ 43.600,00, segundo Ricardo Ritter – Ica (PDT). O pedetista disse que a maioria das crianças estuda na Escola Municipal Eugênio Nelson Ritzel.
A vereadora Carmen Ries (PT) lembrou da dificuldade de se fazer adaptação de estudantes durante o ano letivo. Ela elogiou a iniciativa de se providenciar transporte aos estudantes em vez de trocá-las de instituição de ensino.