Após reclamações da comunidade, Comissão de Saúde visita USF Getúlio Vargas

por melissa — última modificação 16/10/2020 19h59
27/02/2014 – A Comissão de Saúde da Câmara, integrada por Enfermeiro Vilmar (PR), Sergio Hanich (PMDB) e Jorge Tatsch (PPS), realizou uma vistoria na Unidade de Saúde da Família Getúlio Vargas, situada no bairro Canudos. Moradores reclamam, entre outras coisas, do horário de atendimento reduzido.

“Não tem expediente nas tardes de quarta-feira. Eles alegam que há uma reunião. Mas a comunidade não pode ficar sem atendimento. Deveriam rever isso”, pondera Paulo Ênio de Lima, 61 anos, morador do bairro. O expediente da USF é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. De acordo com a enfermeira Vanessa Camargo, a reunião de quarta-feira é norma de todas as unidades de saúde da família. “Os médicos realizam uma reunião nesse dia. Todas as USF fazem isso, só não sei informar se é no mesmo dia.”

Três médicos atuam na USF: um concursado e dois do programa Mais Médicos. Para a usuária Eli Lima, 59 anos, o atendimento é o diferencial no local. “Apesar de não abrir nas tardes de quarta, o atendimento por parte dos médicos é muito bom.” Segundo a enfermeira Vanessa, a USF não conta com dentista no momento, porém um já está encaminhado.

Vilmar, presidente da comissão, esclareceu o principal motivo da visita. “Estamos desempenhando o papel do vereador. Viemos aqui para conversar e ver de perto as reclamações da comunidade em relação ao atendimento, a estrutura e a demanda do bairro Canudos, que é o mais populoso de Novo Hamburgo. A nossa principal preocupação é em relação ao atendimento ao público, que deve ser tratado com o máximo respeito e carinho.”

Serjão, relator, destacou a situação do prédio. “Encontramos aqui várias irregularidades, o que já esperávamos devido às reivindicações da comunidade. Há pias, ar condicionado, bebedouros e lâmpadas que não funcionam. Vamos fazer um pedido de providências em relação a essas demandas, para que a Prefeitura realize a manutenção da unidade.”

Segundo Tatsch, secretário, a Comissão de Saúde pretende visitar todas as Unidades de Saúde da Família e o Hospital Municipal até o fim do ano.