Após reclamações da comunidade, Comissão de Saúde visita USF Getúlio Vargas
“Não tem expediente nas tardes de quarta-feira. Eles alegam que há uma reunião. Mas a comunidade não pode ficar sem atendimento. Deveriam rever isso”, pondera Paulo Ênio de Lima, 61 anos, morador do bairro. O expediente da USF é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. De acordo com a enfermeira Vanessa Camargo, a reunião de quarta-feira é norma de todas as unidades de saúde da família. “Os médicos realizam uma reunião nesse dia. Todas as USF fazem isso, só não sei informar se é no mesmo dia.”
Três médicos atuam na USF: um concursado e dois do programa Mais Médicos. Para a usuária Eli Lima, 59 anos, o atendimento é o diferencial no local. “Apesar de não abrir nas tardes de quarta, o atendimento por parte dos médicos é muito bom.” Segundo a enfermeira Vanessa, a USF não conta com dentista no momento, porém um já está encaminhado.
Vilmar, presidente da comissão, esclareceu o principal motivo da visita. “Estamos desempenhando o papel do vereador. Viemos aqui para conversar e ver de perto as reclamações da comunidade em relação ao atendimento, a estrutura e a demanda do bairro Canudos, que é o mais populoso de Novo Hamburgo. A nossa principal preocupação é em relação ao atendimento ao público, que deve ser tratado com o máximo respeito e carinho.”
Serjão, relator, destacou a situação do prédio. “Encontramos aqui várias irregularidades, o que já esperávamos devido às reivindicações da comunidade. Há pias, ar condicionado, bebedouros e lâmpadas que não funcionam. Vamos fazer um pedido de providências em relação a essas demandas, para que a Prefeitura realize a manutenção da unidade.”
Segundo Tatsch, secretário, a Comissão de Saúde pretende visitar todas as Unidades de Saúde da Família e o Hospital Municipal até o fim do ano.