Alzir Schmiedel será nome de rua no bairro Boa Saúde

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 19h59
03/09/2014 – A rua V do Loteamento Residencial Parque Novo Hamburgo, situado no bairro Boa Saúde, via pública sem denominação oficial que se inicia na estrada que vai a Portão e segue em direção aproximada sul até a Doutor Carlos Meine, deverá se chamar Alzir Schmiedel. O Projeto de Lei nº 37/2014, de Gerson Peteffi (PSDB), que trata da denominação, foi aprovado em segundo turno nesta quarta-feira, 3. A placa denominativa deverá conter os dizeres “Rua Alzir Schmiedel - vice-prefeito em 1951”. A filha do homenageado, Isabel Schmiedel, participou da sessão e usou a tribuna para agradeceu a iniciativa. “O pai, onde estiver, deve estar muito feliz com esse reconhecimento.”

Justificativa

Alzir Schmiedel nasceu em São Sebastião do Cai, em 16 de fevereiro de 1921. Mudou-se para Novo Hamburgo em 1930. Em 1951, foi vice-prefeito de Novo Hamburgo, na administração de Plínio Arlindo de Moura. Segundo a justificativa da proposta, Schmiedel foi responsável pelas instalações das feiras livres e armazéns populares de gêneros de primeira necessidade e pela perfuração de poços artesianos nos bairros, para fornecimento de água potável à população. Era contador formado pelo Instituto do Comércio da Faculdade de Ciências Políticas e Econômica de Porto Alegre.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (rejeitado) pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.