Alunos visitam a Câmara Municipal

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h59
17/09/2013 - Na tarde desta terça-feira, 17, alunos do 5ª série do Ensino Fundamental da EMEF Irmão Nilo, bairro Boa Saúde, acompanharam a sessão plenária e visitaram as dependências da Câmara Municipal. A atividade faz parte do projeto Aluno-cidadão desenvolvido na escola.

Com objetivo de tornar os jovens mais politizados, o professor Thiago de Zorzi Reinher, aponta  que os estudantes simularam situações ligadas a cada um dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e debateram temas polêmicos em sala de aula, como a redução da maior idade penal. “Tudo que eles vivenciaram na teoria estão colocando em prática, isso é muito importante. Além disso, diversas demandas do nosso bairro foram diagnosticadas pelos alunos, como a implantação de um Posto da Brigada Militar, sala de aula para o Projeto Mais Educação, academia ao ar livre, entre outros”, diz Reinher. As reivindicações da comunidade foram repassadas para o vereador Issur Koch (PP), que encaminhou as solicitações à Prefeitura.

Projeto aluno-cidadãoA aluna Ana Paula Emmert, 11 anos, diz que “a política não é como as pessoas falam, só corrupção, ela faz parte do nosso dia a dia. Nossa visita à Câmara faz a gente aprender a ser eleitores mais conscientes”.

O coordenador do projeto é o professor Tiago Reinher, de matemática, ciências e português. Emocionado, Issur disse que entrou na política querendo mostra que existe uma solução para os problemas do País – e ela começa dentro da gente. Roger Corrêa (PCdoB), Sergio Hanich (PMDB), Patrícia Beck (PP) e Naasom Luciano (PT) elogiaram a iniciativa.